O que é uma organização centralizada e descentralizada?

Perguntado por: icamacho . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

No caso da gestão centralizada, o poder de decisão fica concentrado nas mãos dos líderes, enquanto na gestão descentralizada, as decisões podem partir de diferentes áreas ou funcionários, não necessariamente das lideranças.

Estrutura Descentralizada Definida: Em uma organização descentralizada, o poder de tomada de decisão é distribuído entre chefes de departamento, gerentes de projeto, gerentes de nível inferior e, às vezes, funcionários da linha de frente.

É a que se verifica quando uma entidade local, geograficamente delimitada, é dotada de personalidade jurídica própria, de direito público, com capacidade jurídica própria e com a capacidade legislativa (quando existente) subordinada a normas emanadas do poder central.

Quais os cinco tipos de estrutura organizacional?

  1. Estrutura linear. Também conhecida como hierárquica, vertical ou piramidal, a estrutura linear é a mais clássica de todas, justamente por ser a mais antiga. ...
  2. Estrutura Funcional. ...
  3. Estrutura Matricial. ...
  4. Estrutura Divisional. ...
  5. Estrutura em Rede.

1. Dar certos poderes às colectividades locais. 2. Disseminar por todo o país as administrações, indústrias, organismos, etc., que se encontravam agrupadas no mesmo lugar.

Descentralização: conceito
Conforme citamos anteriormente, um exemplo típico de descentralização administrativa ocorre com a criação das entidades da administração indireta. Como exemplo, podemos citar o exercício do serviço público de vigilância sanitária realizado pelo Governo Federal.

Agilidade na tomada de decisões
Pelo fato de que a equipe tem autonomia, as decisões são tomadas com mais rapidez e agilidade. Dessa forma, é mais fácil conter o crescimento de um problema, pois ele será resolvido prontamente.

Princípios Organizativos
Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. Com relação à saúde, descentralização objetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos.

A diferença entre uma governança distribuída e descentralizada é que na primeira não há pontos (ou nós) centralizadores. Por sua vez, em uma organização descentralizada também não há um ponto central de controle, mas ainda existem pontos intermediários com os quais os demais membros se sujeitam.

A empresa não pode ser totalmente centralizada, pois pode causar prejuízos ao cotidiano e sobrevivência da mesma, e não pode ser totalmente descentralizada, pois pode procrastinar decisões.

Significado de Centralização
Política Sistema de governo em que as diversas atribuições do poder público e a decisão de todos os negócios importantes estão nas mãos do poder central. Ação que tende a reunir em um centro único as iniciativas e a autoridade: centralização administrativa.

Descentralização – é o processo de transferência de responsabilidades de gestão para os municípios, atendendo às determinações constitucionais e legais que embasam o SUS, definidor de atribuições comuns e competências específicas à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.

1 descentrar, desconcentrar, afastar, distanciar, dissociar, dispersar, separar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Tirar do eixo: 2 desequilibrar, descontrolar, desalinhar.

Por sua vez, Descentralização Administrativa, refere-se à criação de novas pessoas jurídicas de direito público ou privado por parte dos entes da federação (União, Distrito Federal, Estados e Municípios). Dessa forma, será atribuída a essas novas pessoas jurídicas o desempenho de atividades específicas.

A Estrutura Matricial tem como proposta satisfazer ambas as necessidades: de coordenação e de especialização. Seu objetivo é o de obter o maior rendimento possível. Esta é a forma mais utilizada especialmente em grandes empresas, pois cada área tem o tipo de estrutura que melhor se adapta à execução de suas tarefas.

De acordo com o comportamento organizacional, esses elementos são: departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização ou descentralização, especialização do trabalho e grau de formalização (Bobbins, Judge, & Campbell, 2012).

Existem três níveis organizacionais: Institucional; Intermediário; e. Operacional.

Assim, a descentralização pode alcançar seus objetivos, como o de democratizar o próprio Estado, universalizar e aprofundar os direitos de cidadania, e forjar uma sociedade mais justa e igualitária. Embora sejam objetivos amplos e audaciosos, eles não são de responsabilidade exclusiva da descentralização.