O que é uma pessoa competente?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Significa ter capacidade para fazer algo em determinado momento.

Profissional competente não é aquele que “sabe” fazer uma atividade, ou aquele que possui um estoque de capacidades e recursos individuais (conhecimentos, habilidades e atitudes). Competente é aquele profissional que “sabe” agir, mobilizar recursos, tomar decisões, traçar percursos e fazer desvios.

Assim, para que um colaborador seja definido como competente ele deve ter conhecimento, habilidade e atitudes que excedam as exigências do mercado. É aquele que consegue entregar um bom resultado porque tem confiança e consistência do que deve fazer. Como o próprio mercado de trabalho, o termo competência é dinâmico.

As 7 Competências mais Valorizadas pelas Empresas

  • Trabalho em equipa. ...
  • Aprendizagem Contínua. ...
  • Relacionamento interpessoal. ...
  • Proatividade. ...
  • Comunicação assertiva. ...
  • Adaptabilidade. ...
  • Liderança. ...
  • Bónus - Resiliência.

Competências profissionais são habilidades e qualificações que uma pessoa possui para executar as tarefas e responsabilidades do dia a dia no trabalho. Uma competência pode ser técnica, de gestão ou comportamental.

Como desenvolver competências e habilidades profissionais?

  1. Esteja motivado a melhorar. O passo inicial para quem deseja se destacar enquanto profissional é estar motivado a se desenvolver. ...
  2. Tenha uma meta clara. ...
  3. Esteja sempre disposto a ouvir e aprender. ...
  4. Invista em autoconhecimento. ...
  5. Procure apoio especializado.

Obedecidos os limites estabelecidos pela Constituição Federal , a competência é determinada pelas normas previstas neste Código ou em legislação especial, pelas normas de organização judiciária e, ainda, no que couber, pelas constituições dos Estados.

Segundo Maria Odete Rabaglio, “competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos que permitem uma pessoa desempenhar com eficácia determinadas tarefas, em qualquer situação”. Ser competente significa ter capacidade para fazer algo em determinado momento.

Procure sempre cumprir seus compromissos e tarefas, fazendo sempre um bom trabalho dentro dos prazos que lhe são estabelecidos. Ter comprometimento. Saber se posicionar. Entender a importância de realizar a tarefa no tempo e com a qualidade prevista.

Conhecimentos, habilidades e atitudes são os três eixos que compõem as competências de uma pessoa.

Aqui está um detalhamento de cada categoria com vários exemplos.

  1. 1 . Habilidades de liderança. ...
  2. 2 . Habilidades de planejamento e estratégia. ...
  3. 3 . Habilidades de comunicação. ...
  4. 4 . Habilidades organizacionais.

Para ter sucesso profissional, se faz necessário a aquisição de quatro competências básicas (e duráveis), as quais descrevo a seguir:

  • Conhecimento. ...
  • Perspectiva. ...
  • Julgamento. ...
  • Atitude.

7 tipos de competências essenciais a qualquer profissional

  • Determinação. Determinação é a arte de ter foco e persistência para chegar alcançar um objetivo almejado. ...
  • Autonomia. ...
  • Controle emocional. ...
  • Empatia. ...
  • Liderança. ...
  • Vontade de aprender. ...
  • Criatividade.

As habilidades nos dizem “o quê” as pessoas estão aptas a fazer quando se trata de uma atribuição específica. Já as competências mostram o “como”, ou seja, questionam qual deve ser o processo em que o colaborador precisa passar para desenvolver novos aprendizados.

2 autoridade, atribuição, alçada, jurisdição, poder, conta, domínio, alcance, controle, mando, mão, função.

Entre eles podemos mencionar a inteligência emocional, a gestão da mudança ou o pensamento crítico.

Existem 3 tipos de competências que são avaliadas pelos recrutadores: Organizacionais: visão estratégica, trabalho em equipe, visão sistêmica, etc. Técnicas: conhecimentos em informática, em ferramentas específicas (Excel, Software erp, proficiência em inglês, etc.

Podemos dividir os diferentes tipos de competência individual em quatro grandes categorias, que envolvem as principais capacidades das pessoas: técnicas, socioemocionais, comportamentais e gerenciais.

As competências representam um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes — também conhecido na psicologia como CHA — revelados por uma pessoa. Trazendo para uma realidade corporativa, trata-se da junção de capacidade, aptidão técnica e comportamental que cada profissional possui.