O que é uma pessoa gaslighting?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Gaslighting é uma forma de violência psicológica nos relacionamentos afetivos. Sorrateiramente, o parceiro abusivo fere o emocional da vítima através de manipulações e mentiras para se engrandecer ou se safar de situações desfavoráveis para ele.

Gaslighting é uma tática de manipulação emocional cujo objetivo é desestabilizar a vítima psicologicamente. Assim como outras formas de manipulação, pode ser difícil perceber os comportamentos tóxicos e abusivos praticados pelo manipulador.

A violência psicológica, um tipo de abuso em que o agressor manipula o emocional de suas vítimas, quando está presente em relacionamentos, ela também pode ser conhecida como gaslighting.

Quem sofre de tal tipo de abuso, fica esgotada mental e fisicamente. Isso ocorre pois o abusador nega a realidade e distorce os fatos para se sentir sempre superior à vítima. Como você pode perceber, no gaslighting não há espaço para o diálogo, o que esvazia o afeto dentro da relação.

É muito comum nas relações interpessoais que haja algum atrito, algum desentendimento ou discordância. Mas, quando esse contexto é palco para uma pessoa distorcer as percepções do outro e ganhar poder, ainda mais de maneira sistêmica, estabelece-se uma maneira de abuso psicológico chamada gaslighting.

Ninguém deve se sentir culpado, envergonhado ou com ódio de si mesmo por ter sofrido violência. Por isso, a terapia é tão importante para a recuperação da vítima de gaslighting. O psicólogo ajuda a vítima a compreender que a culpa não é dela e que ela deve se concentrar em curar os seus traumas.

Cinco tipos de manipuladores e como se defender deles

  • Um fã do “tratamento de silêncio” O comportamento silencioso, ou seja, interrupção da comunicação, expressão de emoções, tem apenas um objetivo - atender às demandas do manipulador. ...
  • O tipo de manipulador ameaçador. ...
  • Agressor da auto-estima. ...
  • Criticidade excessiva.

O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios. Sem dúvida, relacionar-se com quem apresenta essa personalidade traz prejuízos à sanidade mental e deve ser evitado.

O gaslighting pode ter consequências seríssimas para a mulher, gerando problemas como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e isolamento. Por duvidar de sua própria sanidade, a vítima passa a confiar em tudo que o abusador diz, o que lhe dá mais poder ainda.

Aprenda a identificar os sinais de violência psicológica dentro dos relacionamentos

  1. 2.1 São mestres em negar a verdade.
  2. 2.2 Usam o que é querido pela vítima contra ela.
  3. 2.3 As ações não combinam com as palavras.
  4. 2.4 Falam algo positivo para confundir.
  5. 2.5 Tentam colocar a vítima contra as pessoas.

O termo ainda não tem tradução para o português, mas é definido pelos especialistas como uma forma de violência psicológica sutil, na qual o abusador mente, distorce a realidade e sempre omite informações. O objetivo é fazer com que a vítima duvide de sua memória e até da sua sanidade mental.

Isso é Gaslighting, uma violência emocional por meio de manipulação psicológica, que leva a mulher e todos ao seu redor acharem que ela enlouqueceu ou que é incapaz. É uma forma de fazer a mulher duvidar de seu senso de realidade, de suas próprias memórias, percepção, raciocínio e sanidade.

O tratamento do silêncio é definido como a prática de ignorar, recusar-se a responder ou evitar falar com outra pessoa.

A manipulação emocional pode vir de formas sutis, como uma chantagem emocional, e ir se transformando em acusações mais graves, se tornando um relacionamento abusivo. Nesta hora, é muito importante contar com amigos e ajuda profissional de um psicólogo para perceber e se livrar desta relação manipuladora.

6 dicas de como lidar com pessoas tóxicas

  1. Expresse a sua opinião. O primeiro passo para solucionar esse problema é não fingir que está tudo bem. ...
  2. Verifique se a relação está em equilíbrio. ...
  3. Trabalhe em conjunto. ...
  4. Retire-se quando necessário. ...
  5. Mantenha a leveza da mente. ...
  6. Entenda que amor-próprio não é egoísmo.