O que é uma pessoa ignorante?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Ignorante é uma palavra que caracteriza uma pessoa que ignora, que não tem instrução, que é estúpido, tolo, inepto, imbecil e revela falta de saber, desconhecimento e imperícia.

Ignorância, segundo o Dicionário Básico de Filosofia, “é a atitude daquele que, não sabendo utilizar as suas capacidades racionais, engana-se quanto à qualidade de seus conhecimentos, tomando por verdade o que não passa de uma opinião falsa ou incerta e expondo-se à ilusão e ao erro”.

A ignorância pode aparecer em três tipos diferentes: ignorância factual (ausência de conhecimento de algum fato), ignorância objetual (não-familiaridade com algum objeto) e ignorância técnica (ausência de conhecimento de como fazer alguma coisa).

"O homem prudente sabe julgar os fatos da vida, mas a mente do tolo é cheia de ilusões e enganosa" (Pv 14.8).

Mas afinal o que está por detrás da ignorância? A par da falta de curiosidade em aprender, da ausência de estímulos que levem o indivíduo a despertar a consciência, está a negação do conhecimento científico e a desvalorização da sabedoria por ele transmitida.

1 inculto, analfabeto, incompetente, insipiente, iletrado, apedeuta, ínscio, ignaro, insciente, desinformado, apedeuto, desculto, indouto, inexperiente, desconhecedor, leigo.

Palavras associando o burro à estupidez e à ignorância começaram a aparecer no século 2: a expressão asinina cogitatio (“raciocínio de burro”, em latim) fazia parte da obra de Lucius Apuleius, autor de O Asno de Ouro, sobre um homem que vira um asno.

Releve. Não reforce a característica da pessoa, sempre a chamando de ignorante e grosseira. Quanto mais você reforça, mais ela ganha força. Sempre que a pessoa agir assim, deixe passar o momento e, quando tiver oportunidade, chame-a para conversar e mostre que existem outras formas de se relacionar.

A Ignorância tem sido causa de guerras, revoluções, levantes, atentados, terrorismo, fome, miséria, doenças, crimes; enfim; causadora de todos os infortúnio que nos fazem padecer e... morrer!

Prefere ignorar que o outro sabe algo que ele não sabe. Portanto, escolhe não aprender algo que ignora. Mesmo sabendo muita coisa, escolhe continuar sendo ignorante. Já a arrogância de quem acha que sabe o que, no fundo, sabe que não sabe.

Onde a ignorância tem voz a sabedoria se cala; quando a arrogância discursa a sensatez sai da sala !

Como não ser ignorante em 5 passos

  1. 1# VERIFIQUE AS INFORMAÇÕES ANTES DE ACREDITAR NELAS.
  2. 2# INFORME-SE EM FONTES CONFIÁVEIS.
  3. 3# ESQUEÇA AS TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO.
  4. 4# FUJA DOS “GURUS” E OUÇA OS PROFISSIONAIS.
  5. 5# LEIA MAIS, ESTUDE MAIS E TENHA HUMILDADE.

1.2 Qual a diferença entre saber-se ignorante e ser simplesmente ignorante? O ser ignorante: a consciência que possui o indivíduo de que não sabe tudo, e por isso vive em constante busca de conhecimento. O saber-se ignorante impulsiona o indivíduo a refletir sobre a natureza e os acontecimentos ao seu redor.

A ignorância é aliada ao desejo de explorar novas possibilidades, sua disposição de se desapegar de seu conhecimento e acolher a ignorância será crucial na adoção de novas formas para desenvolver pessoas.

Por que algumas pessoas dizem que a ignorância é uma benção? Porque a verdade é atormentadora, na maior parte das vezes. Ser ignorante é ter o privilégio de seguir a sua vida tranquilamente, sem precisar se preocupar com o que acontece com o mundo e com o a maldade em que nele habita.