O que é uma sensação somática?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

As sensações somáticas são mecanismos neurais que garantem a percepção de informações sensoriais que ocorrem em todo nosso corpo. Além do tato, a temperatura e a dor são modalidades sensoriais associadas ao sistema sensorial somático.

Enquanto os receptores sensoriais dos sentidos especiais (visão, audição, gustação, olfato e equilíbrio) estão restritos à cabeça, os do sentido somático geral estão espalhados pelo corpo todo. A sensibilidade somática é constituída de: tato; temperatura; nocicepção (dor e prurido) e propriocepção.

De uma maneira geral, podemos classificar os sentidos em cinco principais: olfato, paladar, visão, audição e tato.

Índice

  • 1 Sensações visuais.
  • 2 Sensações auditivas.
  • 3 Sensações olfativas.
  • 4 Sensações gustativas.
  • 5 Sensações tactivas.
  • 6 Sensações espaciais.

O sistema nervoso somático, também conhecido como sistema nervoso voluntário, é responsável por fornecer inervação sensitiva e motora a todas as estruturas do corpo humano, exceto órgãos, glândulas e vasos sanguíneos.

As informações sensoriais que iniciam os reflexos viscerais são integradas no tronco encefálico ou na medula espinal, e, em geral, não chegam à percepção consciente. Cada uma das principais divisões do encéfalo processa um ou mais tipos de informação sensorial.

Os quatro diferentes tipos de sensibilidade são: a sensibilidade superficial ou exteroceptivas que engloba a dor superficial, o tato e a sensibilidade térmica; a sensibilidade proprioceptiva a qual fornece informações cinético-posturais das diferentes partes do corpo; a sensibilidade profunda da qual fazem parte a ...

Entre as classificações possíveis para a dor crônica estão a somática, que é desencadeada por dano ou lesão em pele, subcutâneo, músculos, ossos articulações, entre outros... E a dor visceral, que tem como causa dem origem nas vísceras do tórax, abdome e pelve.

Sistema sensorial: o que é, função e mais!

  • Audição.
  • Visão.
  • Tato.
  • Paladar.
  • Olfato.

Os estímulos sensoriais são tudo aquilo que nos chega aos 5 sentidos. Ou seja, tudo em volta pode se tornar uma experiência sensorial, mas somente as experiências significativas se tornam aprendizado.

O sistema somatossensorial é o responsável pelas experiências sensoriais detectadas nos órgãos sensoriais que não pertencem ao sentido especial.

O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.

Sensação é uma reação a qualquer estímulo que ativa áreas do córtex cerebral do indivíduo. Em geral, as pessoas reagem a estímulos externos, como sons e luz, e internos — associados às emoções.

A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.

Através dos receptores, o indivíduo capta estímulos e informações do ambiente que o cerca e do seu próprio corpo. Os estímulos são transmitidos na forma de impulsos elétricos até o sistema nervoso central. Por sua vez, o sistema nervoso central processa as informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.

Foi possível observar que as sensações são fenômenos puramente perceptivos; sentimentos são fenômenos subjetivos; emoções são relações afetivo-expressivas, relacionando aspectos psicológicos e fisiológicos.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Assim, pode-se dizer que a sensação é a impressão que produz uma coisa através dos sentidos, o efeito surpresa ocasionado por algo (“O meu casaco novo causou sensação na festa”) ou o pressentimento de que algo vai acontecer (“Tenho a sensação de que a vitória já é nossa!”).