O que é uma sílaba poética?

Perguntado por: obittencourt6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Uma sílaba poética é a menor unidade de medida de um poema. Diferente de uma sílaba normal, a sílaba poética é definida de acordo com a sonoridade, não de acordo com a grafia — ou seja, tenha muita atenção ao que ouve!

Heptassílabo ou redondilha maior: verso de sete sílabas.

Dentro da poética tradicional em língua portuguesa, os poetas têm usado doze espécies de versos: de uma até doze sílabas.

De facto, a palavra poesia tem quatro sílabas, e a sua divisão é feita da forma como indica — po-e-si-a (cf. Dicionário da divisão silábica) —, recaindo o acento tónico na penúltima sílaba (assinalada pelo sublinhado), razão pela qual é uma palavra grave ou paroxítona.

A escansão é o exercício de contar as sílabas poéticas que compõem os versos de um poema, geralmente para conferirmos sua métrica e podermos classificá-lo ou não em um poema de forma fixa, como soneto, ode, balada, etc.

Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

No caso do soneto, os versos são geralmente decassílabos, ou seja, compostos de 10 sílabas poéticas, classificados em: Versos Heroicos: sílabas tônicas nas posições 6 e 10. Versos Sáficos: sílabas tônicas se encontram nas posições 4, 8 e 10.

A diferença é que as sílabas gramaticais seguem a divisão silábica gramatical tradicional, enquanto as sílabas poéticas seguem a sonoridade, o que pode gerar união de duas sílabas gramaticais formando uma só sílaba sonora.

Tipos de poemas

  • Poemas líricos: de caráter sentimental e subjetivo, por exemplo, o haicai e o soneto. Exemplo de poema lírico. ...
  • Poemas épicos: contém a presença de heróis, por exemplo, a epopeia e a fábula. Exemplo de poema épico. ...
  • Poemas narrativos: feitos para serem encenados, por exemplo, os autos e as farsas.

Escansão é o nome dessa divisão de sílabas poéticas. Escandir um verso é contar quantas sílabas poéticas ele tem. Vamos seguir dois passos bem simples: Contar as sílabas até a última sílaba tônica do verso (as sílabas átonas que vierem depois, se houver, não são consideradas);

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

Chama-se decassílabo o verso com dez sílabas poéticas (sílabas métricas).

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

O verso é composto por uma oração em uma composição poética. É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. O grupo de vários versos com sentido completo é denominado de estrofe.

De acordo com a quantidade de versos agrupados num poema, a estrofe recebe as seguintes denominações: Monóstico: estrofe formada por um verso. Dístico ou Parelha: estrofe formada por dois versos. Terceto ou Trístico: estrofe formada por três versos.

Eu lírico é o nome que se dá à voz poética, ou seja, a voz que expressa emoções, sentimentos, pensamentos e/ou opiniões em uma poesia. Dessa maneira, o eu lírico, presente em todo texto poético, é uma criação do poeta.

Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. De acordo com pesquisadores, o soneto foi criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374). A palavra soneto significa “pequena canção”, ou, de forma literal, “pequeno som".

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.