O que é uma Simple conditional?

Perguntado por: amartins3 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

O “condicional simple” é um tempo das hipóteses e da cortesia em espanhol. O condicional simple, ou futuro do pretérito em português, é usado para falar sobre situações futuras e hipotéticas em relação a ações do passado. Essas ações, apesar de hipotéticas, são de caráter realizável.

As orações condicionais, conhecidas como conditionals sentences em inglês, recebem esse nome porque precisam de uma condição, como algo que você deve fazer ou uma situação que precisa existir para que outra coisa aconteça. Elas são usadas para falarmos sobre: O que acontece de fato.

O conditional é estruturado com duas orações: uma com a conjunção if, indicando a condição, e a outra oração, a principal do período, contém a consequência dessa condição. A consequência relaciona-se diretamente com a realidade e os seus graus de existência.

Frases condicionais são declarações de uma situação “se-então” ou “a menos que-então” (embora “então” nem sempre seja explicitamente usado), ou de uma probabilidade. Essas frases apresentam situações e seus possíveis desfechos.

A Segunda Condicional (Second Condition) em inglês trata de ações futuras que não podem ser realizadas, pois são situações hipotéticas.

Ambas as condicionais falam sobre o presente/futuro. O que muda é o nível de probabilidade. A primeira condicional é uma hipótese mais provável de acontecer. A segunda condicional é uma hipótese menos provável (quase improvável).

Geralmente, as “if clauses” aparecem no início da oração seguidas da “main clause”. Contudo, pode acontecer da “main clause” vir antes das “if clauses”. Ou seja, a ordem não tem problema e não irá interferir no sentido da frase. As orações condicionadas “if clauses” podem ser usadas de quatro maneiras.

As frases condicionais de tipo 1 são utilizadas para indicar uma condição que pode acontecer e um resultado provável. Exemplos: If she arrives on time, we will go to the party. (Se ela chegar a tempo, vamos à festa.)

Na first conditional, o verbo sempre estará no presente e na sequência If Clause + Main Clause ou Main Clause + If Clause: If (se) + verbo no Simple Present + verbos modais no Simple Future (will ou going to) + infinitivo.

Funções. O "type 1 conditional" se refere a uma condição possível e seu resultado provável. Essas orações são baseadas em fatos e utilizadas para fazer afirmações sobre o mundo real e sobre situações particulares. Normalmente as utilizamos para fazer avisos.

A primeira condicional em inglês é muito útil para falar sobre situações que poderiam acontecer no futuro se cumprem uma condição. Aprenda a estrutura gramatical do first conditional e seus usos com exemplos, exercícios para praticá-lo e detalhes, que devem receber a devida atenção, para aprendê-lo facilmente.

Podem tratar de situações futuras imaginadas e prováveis (primeira condicional), de situações presentes ou futuras que poderiam ser diferentes (segunda condicional), de situações passadas sobre as quais imaginamos resultados diferentes (terceira condicional) e de situações que ocorreram ou que têm grandes chances de ...

Look at more examples using the First Conditional: / Veja mais exemplos de uso da Primeira Condicional: If I call Daniel, he will be really happy. Se eu ligar para o Daniel, ele ficará realmente feliz. If you give her some love, she will love you back.

O "type 3 conditional" indica uma condição impossível no passado e seu resultado provável no passado. Essas orações são verdadeiramente hipotéticas e irreais, pois agora é muito tarde para que a condição ou seu resultado existam.

As if clauses são formadas por duas sentenças: a if clause (oração condicional) e a main clause (oração principal). Ou seja, uma oração subordinada e outra principal. Elas são classificadas de quatro maneiras: zero conditional, first conditional, second conditional e third conditional.

A “third conditional” é composta por “main clause” e “if clause”. Então, na estrutura da frase sempre terá o termo “if”, que significa “se” no português. Exemplos: If you had phoned me, I would have known you were here / Se você tivesse me telefonado, eu teria sabido que você estava aqui.

A Second Conditional é usada para retratar situações improváveis ou irreais e é formada da seguinte forma: Simple Past (if clause) + Modal Verbs (main clause) + Infinitivo.

Simples. Uma estrutura condicional simples é composta apenas pela palavra reservada IF, traduzindo do inglês, o SE. Ou seja, definimos uma situação no código que só irá ocorrer se a condição for verdadeira.

As Estruturas Condicionais são muito utilizadas no dia-a-dia de nós programadores, ela vem nos auxiliar na tomada de decisões (por exemplo: Fazer login de usuário, se o login e senha estiverem corretos, é liberado o acesso se não, é emitido uma mensagem de erro).

No caso da segunda condicional em inglês, ela serve para falar de situações hipotéticas, ou seja, que podem ocorrer apenas no campo das ideias e jamais se tornariam realidade. Entenda melhor com os exemplos a seguir: If I were you, I would go to the hospital. – Se eu fosse você, iria ao hospital.