O que é uma substância hidrofílica?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Substâncias hidrofílicas: apresentam afinidade pela água. Vale destacar que a substância hidrofílica não necessariamente se dissolverá na água. Substâncias hidrofóbicas: não apresentam afinidade pela água. Um exemplo é o óleo de cozinha que não se mistura com a água.

Substâncias que não dissolvem-se bem em água são chamadas hidrofóbicas ('medo de água') enquanto que as que o fazem são conhecidas como hidrofílicas ('amantes da água').

Existem diversos tipos de lipídios associados a membranas, mas todos eles têm um ponto em comum: são anfipáticos, ou seja, possuem porções hidrofílicas (polares), com afinidade por moléculas de água, e hidrofóbicas (apolares), sem afinidade pela água, na mesma molécula lipídica.

Hidrofóbico: quer dizer incompatível com a água (hidro = água e fóbico = fobia); Hidrofílico: quer dizer compatível como a água (fílico = busca).

[ Química ] Que não absorve nem retém a água.

A água, conhecida como solvente universal, é uma substância formada por ligações covalentes polares na molécula. Portanto, a água só dissolve solutos polares, como, por exemplo, sais, açúcar, álcool, etc.

Quando se fala em substância hidrofílica e polar entende-se que esta parte da molécula interage com a água, enquanto a hidrofóbica e apolar tende a repelir a água e interagir com um composto apolar, em virtude de substâncias de essa natureza interagir física e quimicamente com outra semelhante a ela.

As moléculas de água são polares, com cargas parciais positivas nos hidrogênios, uma carga parcial negativa no oxigênio e uma estrutura geral curvada.

Insolúveis: aqueles não se dissolvem no solvente. A areia (soluto), por exemplo, é insolúvel na água.

A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo.

Solução formada por sólidos e líquidos: Em nosso dia a dia, esse tipo de solução é o mais comum, principalmente quando estamos falando de sólidos dissolvidos em água. O soro fisiológico e a água sanitária são soluções aquosas de cloreto de sódio (NaCl) e hipoclorito de sódio (NaClO), respectivamente.

A interação hidrofóbica é a associação dos grupos apolares (hidro- carbonetos) em meio aquoso, direcionada pela minimização das intera- ções desfavoráveis das moléculas da água com os grupos apolares.

São substancias com caracteristica dual. Uma parte tem afinidade com a água e outra não. Por exemplo a bicamada lipidica das celulas, você por fora tem o fosfato (cabeça) que é polar e por cobseguinte hidrofilico e voltado para dentro você tem o lipidio que é apolar e portanto hidrofóbico.

A membrana plasmática apresenta uma bicamada lipídica formada por fosfolipídios, que são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofílica (apresenta afinidade com a água), denominada “cabeça”, ligada a duas “caudas”, hidrofóbicas (apresentam aversão à água).

Moléculas anfipáticas (do grego: amphi, ambos + pathos, paixão), ou anfifílicas, são moléculas que apresentam características hidrofílicas (solúvel em meio aquoso), e hidrofóbicas (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos).

O efeito hidrofóbico é o aumento de entropia atribuído à liberação de moléculas de água solvatando as cadeias carbônicas. Ao se agregarem, as regiões apolares das moléculas reduzem a área exposta à água e minimizam o seu efeito perturbador.

As superfícies hidrofóbicas são caracterizadas pelas forças de interação entre as interfaces sólido-líquido serem maiores do que as forças de interação entre líquido-gás e sólido-gás.

Resposta. Resposta: Os óleos, assim como as gorduras, são hidrofóbicos; isto é, não são solúveis em água.

O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve.

E sobre o processo de dissolução do sal na água, ele é um processo que, graças à atração eletrostática entre íons (como o sal) e dipolos (como a água), faz com que os átomos de sódio sejam empurrados para dentro da solução de moléculas de água. Tal força de atração é também governada pela Lei de Coulomb.

Características e exemplos de solventes
O solvente ocupa a maior parte de uma solução e geralmente tem / está na forma líquida. A água é dito ser o solvente mais comum na vida cotidiana, por isso é chamada de solvente universal, pois tem a capacidade de dissolver qualquer substância (gás, sólido ou líquido).