O que é unguento na Bíblia?

Perguntado por: agil . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Unguento: Era uma gordura misturada com perfumes especiais que lhe davam características muito desejáveis. Era utilizado para ungir os pés dos hóspedes, simbolizando a alegria pela chegada daquele hóspede, e desejando-lhe boas vindas (Jo 11.2; Dn 10.2-3; Rt 3.3).

trezentos denários

Pela avaliação dos discípulos, o vaso de alabastro com o bálsamo valia mais de trezentos denários, o que correspondia aproximadamente ao salário completo de quase um ano de trabalho.

1. Untar com substância oleosa. 2. Friccionar com unguento ou substância gorda.

Unguento: Era uma gordura misturada com perfumes especiais que lhe davam características muito desejáveis. Era utilizado para ungir os pés dos hóspedes, simbolizando a alegria pela chegada daquele hóspede, e desejando-lhe boas vindas (Jo 11.2; Dn 10.2-3; Rt 3.3).

O vaso de alabastro - ou frasco de alabastro - era uma espécie de recipiente para armazenar óleos, essências e perfumes. Por armazenar um material de valor, os vasos de alabastro eram objetos bem elaborados para a época. Essa espécie de cerâmica antiga era selada para conservar as propriedades do perfume ou óleo.

Pomada Cicatrizante Unguento Vansil está indicada nas seguintes situações: descornas, marcações, arranhaduras, castrações, cura de umbigo de recém-nascidos, cirurgias, bicheiras e ferimentos em geral.

Mateus 26:7-11
Jesus não olha em quais condições nos encontramos, pois seu objetivo é nos abençoar, fazer o melhor para nós e nos livrar do mal. Da mesma forma, em retribuição ao seu amor, precisamos dar o melhor para Ele. E aquela mulher, da cidade de Betânia, fez isso. Derramou sobre Ele todo o seu unguento.

Unguento natural

  1. Frasco ou recipiente para armazenamento.
  2. ½ copo de óleo de coco.
  3. ½ copo de óleo de oliva.
  4. 3 colheres de sopa de cera de abelha ralada.
  5. 20 gotas de óleo essencial de hortelã
  6. 20 gotas de óleo essencial de eucalipto.

O bálsamo de nardo também tem várias propriedades medicinais, usado no tratamento da pele (possui propriedades anti-inflamatórias, fungicidas e bactericidas), para tratar dor de angina, varizes ou hemorroidas. Além disso, também tem um efeito sedativo, usado como calmante.

Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.

3 Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa na casa de um homem conhecido como Simão, o leproso, aproximou-se dele certa mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro, feito de nardo puro. Ela quebrou o frasco e derramou o perfume sobre a cabeça de Jesus.

Em João 12:1–9, lemos que, dias antes da Páscoa, Jesus comeu com alguns amigos em Betânia, uma pequena cidade nos arredores de Jerusalém. Maria, a irmã de Marta e Lázaro, ungiu os pés de Jesus com unguento muito caro.

18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, 19 para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor”.

Significado das 7 unções:

  • Mirra: Cura do Corpo.
  • Bálsamo: Cura da Alma, Restauração da Alma.
  • Acácia ou Cassia: Libertação.
  • Canela ou Cinamomo: Benção no Lar.
  • Rosa de Saron: Amor e Vida Sentimental.
  • Aloés: Poder e Beleza.
  • Nardo: Prosperidade.

E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.” No capítulo 14 de Marcos, é mencionado que o frasco de perfume em questão custava 300 denários, quantia que correspondia aproximadamente a 300 dias de salário, o que significa que era um óleo muito caro.”

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom. O especialista destacou a importância do azeite nesses momentos. “O azeite representa a pureza e a iluminação.

No evangelho de hoje, Lucas (6,6-11) põe diante de Jesus um homem com a mão direita seca, paralisada, estirada. Ninguém se interessa por pedir que ele seja curado, nem mesmo o doente.

Apreensiva, mas decidida, avança até estar diante do Senhor. Ninguém sabe o que ela traz em seu vaso, que parece um recipiente valioso. Então, num gesto inesperado, ela quebra aquele vaso, toma seu conteúdo – pelo forte perfume se conhece logo o que é, unguento de alto preço – e derrama sobre a cabeça do Salvador.

Originalmente para o seu fabrico era utilizado o alabastro-ônix, mas não se sabe, entretanto, se é o vaso que empresta o nome ao mineral ou vice-versa. Também são encontrados exemplares de pedra e terracota com fundo branco e figuras negras. Outros materiais utilizados são o vidro e metais preciosos como o ouro.

Na Antiguidade, o perfume estava ligado a questões de ordem religiosa, sagrada, mas conforme passam os séculos, as fragrâncias começam a adquirir um valor terapêutico, de higiene e de prevenção de contágio de doenças, para finalmente adquirir um uso essencialmente hedonista.

A regra, ditada pelos dermatologistas, é simples: nunca se deve utilizar um medicamento sem indicação médica, nem mesmo uma pomada ou creme, apenas porque ele foi bom para outra pessoa.