O que é veia temporal?

Perguntado por: ngomes . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

A veia temporal superficial é uma veia da cabeça. Segue o trajeto da artéria temporal superficial, fazendo a drenagem do couro cabeludo, a região temporal e a parte da regiao frontal e da concha da orelha. Ela se origina como plexo de pequenas veias em um dos lados.

A arterite temporal é descrita como uma vasculite granulomatosa crônica de grandes e médios vasos que pode ser disseminada e que afeta, sobretudo, os ramos extracranianos da artéria carótida. Também apresenta outras denominações, como arterite craniana e arterite granulomatosa.

O neurologista realizará o exame físico neurológico e cefaliátrico, e avaliará as queixas concomitantes com essa alteração física relatada.

Um aneurisma cerebral que rompe causa derrame, o qual pode incluir como sintomas dor de cabeça forte e súbita, náusea, vômito, pescoço duro, fraqueza repentina em uma área do corpo, dificuldade repentina de falar e até perda de consciência, coma ou morte.

Situa-se na região lateral e inferior do crânio, constituem as paredes laterais do crânio e na sua cavidade timpânica localizam-se os três ossos da orelha média. A saliência óssea atrás da orelha chama-se processo mastoide.

A artéria temporal superficial é um dos ramos terminais da artéria carótida externa. Nasce logo acima do côndilo da mandíbula, no interior da glândula parótida; e ascende, passando anterior ao trago.

O tratamento de pacientes com arterite temporal é fundamental para evitar a perda da visão e a terapia deveria ser iniciada baseada na suspeita clínica, não nos resultados da biópsia. Utiliza-se um tipo de corticosteróide para o tratamento clínico.

Alguns dos gatilhos mais comuns para essas dores de cabeça são desidratação, uso excessivo dos músculos da face e da cabeça, estresse e ansiedade. A dor é muitas vezes no couro cabeludo ou nas têmporas, e é frequentemente descrita como um aperto ou em faixa.

O pulso latejante que desaparece rapidamente não significa nada, sendo a causa mais comum a prática de atividade física. Entre outras causas para aumento do batimento cardíaco estão: situações como ansiedade, consumo excessivo de cafeína, consumo excessivo de estimulantes, arritmia cardíaca e hipertireoidismo.

Podemos ter veias saltadas na testa (como a linda Angelina Jolie) nas mãos, pés e em qualquer região do corpo sem que isso tenha qualquer significado patológico. Aliás, podemos ter veias muito aparentes em pessoas claras ou de pele muito fina sem nenhum problema, são apenas veias aparentes.

Dor de cabeça latejante é um sintoma de enxaqueca
A dor de cabeça latejante é uma das principais características da enxaqueca. Somando à sensação de pulsar, a dor de cabeça enxaquecosa se manifesta de forma unilateral, com intensidade moderada a intensa, em crises que duram de quatro a 72 horas.

As veias da testa podem tornar-se exageradamente dilatadas em situações de emoção (choro ou sorriso), estresse, esforço físico, abaixar a cabeça e na hora de tirar aquela “selfie”, causando grandes constrangimentos. Com a idade, ocorre o afinamento da pele e atrofia do tecido subcutâneo e o aspecto tende a piorar.

A ultrassonografia Doppler é ocasionalmente usada para localizar a parte da artéria temporal ideal para a biópsia. Após injetar um anestésico local, faz-se uma incisão superficial diretamente sobre a artéria e extrai-se um segmento de pelo menos 2,5 cm. A incisão é então suturada.

Aquela “veia saltada” na lateral da testa, que na verdade é uma artéria, também é razão para marcar uma consulta com um especialista, pois pode ser indício de arterite temporal, uma doença caracterizada pela inflamação das artérias do crânio, pescoço e porção superior do corpo.

Sintomas

  1. Dores de cabeça intensas e repentinas, que persistem por dias;
  2. Perda de consciência;
  3. Fraqueza corporal ou letargia;
  4. Crises epilépticas súbitas;
  5. Ocorrência de náuseas e vômito;
  6. Dormência ou formigamentos;
  7. Problemas motores e perda da coordenação;
  8. Falta de equilíbrio.

Quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a se romper ou já se rompeu, alguns sintomas podem aparecer de maneira brusca, como dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas; náuseas e vômitos; frequência cardíaca acelerada; queda de pressão e choque hemorrágico, quando ocorre grande perda de sangue.

A dor é a principal sensação de uma veia entupida e surge no local afetado. É o sintoma mais relatado e deve servir de alerta para buscar o médico.