O que é vértices lados e ângulos?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os vértices constituem o ponto de encontro de dois segmentos laterais. Os lados são as linhas poligonais que se encontram dois a dois em cada vértice. Os ângulos internos e externos são formados pelo encontro de dois lados consecutivos.

O vértice de um ângulo é o ponto em que duas semirretas começam ou se encontram, onde dois segmentos de reta se unem ou se encontram, onde duas retas se intersectam (cruzam) ou qualquer combinação apropriada de semirretas, segmentos e retas que resultem em dois "lados" retos se encontrando em um só lugar.

Na realidade, os vértices são pontos de encontro entre lados de qualquer polígono. O triângulo possui apenas três vértices, pois tem três lados. Os ângulos internos são ângulos formados por dois lados consecutivos de um triângulo que ficam em seu interior. Os triângulos também possuem três ângulos internos.

Chamamos de ângulo agudo quando a sua abertura em grau é maior do que 0° e menor que 90°. Já o ângulo reto é a medida exata em abertura de 90°. O ângulo obtuso é a abertura maior que 90° e menor que 180°. Já o ângulo raso é a quando a medida tem exatamente 180°.

O Pentágono possui, desta forma, 5 lados iguais, 5 vértices (um vértice corresponde ao ponto de interseção de dois lados de uma figura geométrica) e 5 ângulos internos iguais a 108º.

Ele pode ser agudo, reto, obtuso ou raso. O ângulo é uma região delimitada por duas semirretas. Para medi-lo, há duas possíveis unidades: grau ou radiano. De acordo com a sua medida, ele pode ser classificado em agudo, reto, obtuso ou raso.

O quadrado é um polígono com quatro lados congruentes e quatro ângulos retos.

Por exemplo, um quadrado possui quatro cantos e cada um deles é chamado de vértice. O plural de vértice é “vértices”, logo, podemos dizer que “um quadrado possui quatro vértices”. A cúspide de um cone ou de uma também se chama vértice, da mesma forma que o ponto máximo ou mínimo de uma linha curva.

Ângulo é a medida da abertura entre duas semirretas que possuem a mesma origem. O ângulo é a medida da abertura entre dois segmentos de reta.

Todo ângulo possui dois lados e um vértice. Os lados são as semirretas que o determinam. O vértice é a origem comum dessas semirretas. O ângulo convexo de vértice O e lados é indicado por: AÔB, BÔA ou Ô.

E o que são vértices? Os vértices são os encontros dos lados de cada forma geométrica, ou seja, são os ângulos.

O triângulo possui três ângulos externos cuja soma é sempre igual a 360º. A soma dos ângulos internos (Si) é sempre igual a 180º. A soma de dois lados quaisquer é sempre menor que o terceiro lado. Todo triângulo possui altura, mediana, mediatriz e bissetriz.

O triângulo retângulo apresenta, em um de seus ângulos internos, um ângulo de 90°, ou seja, um ângulo reto. Além disso, é válido destacar que o lado oposto ao ângulo reto é chamado de hipotenusa e os demais lados são chamados de catetos.

Podem ser usadas três letras, por exemplo AOC ou AÔC para representar um ângulo, sendo que a letra do meio O representa o vértice, a primeira letra A representa um ponto do primeiro segmento de reta (ou semirreta) e a terceira letra C representa um ponto do segundo segmento de reta (ou semirreta).

Eles recebem o nome de ângulos notáveis, e seus valores correspondem a 30º, 45º e 60º.

Revise os seguintes tipos de ângulos: agudo, reto, obtuso e raso.