O que é vertigem Fobica?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A vertigem postural fóbica (VPF) caracteriza-se por uma combinação de sintomas subjetivos de vertigem oscilatória, com instabilidade postural e queixas de desequilíbrio que ocorrem sob forma de ataques em situações específicas1-3.

Pacientes que sofrem de ansiedade costumam relatar tonturas durante as crises. Mas ela pode ser permanente em um caso chamado de tontura perceptual ou vertigem fóbica. “É um distúrbio químico no cerebelo e isso leva a pessoa a ter muita tontura e desequilíbrio.

A vertigem visual é decorrente do aumento da dependência visual em pacientes com distúrbio periférico ou central subajacente vestibular.

Geralmente acomete pacientes com história de algum transtorno de ansiedade ou que passou a ter ansiedade após o primeiro episódio de tontura. Como falamos acima, ela é uma das principais causas de tontura contínua e pode se manter por anos.

“Nem sempre é grave, mas se for uma manifestação contínua e acompanhada de dor de cabeça, fraqueza de um dos lados do corpo, visão dupla ou qualquer outro sintoma, procure um serviço de emergência o mais breve possível".

  • 1 Chá de erva-doce. Notou que tudo começou a girar ao seu redor depois de consumir uma bebida ou alimento que não caiu bem para o estômago? ...
  • 2 Chá de limão. A tontura também pode ser uma resposta do organismo para a falta de energia. ...
  • 3 Mel e gengibre. Tontura derivada da sensação de fadiga?

Mas afinal, qual a diferença entre tonturas e vertigens? Tontura é uma sensação de desequilíbrio corporal, uma instabilidade que pode ser do tipo rotatória ou não. As vertigens são as tonturas do tipo rotatório caracterizadas pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor.

A fase aguda da doença pode durar de minutos, horas ou até dias. A vertigem pode ser associada ou não a: Tontura com sensação de desequilíbrio. Vertigem (sensação que o ambiente está girando)

Conheça quais são os sintomas físicos da ansiedade:

  1. Tremores. A ansiedade pode causar tremores devido ao sistema nervoso central que é atingido pela mesma, causando-lhe tremedeiras.
  2. Cansaço. ...
  3. Sensação de falta de ar ou asfixia. ...
  4. Coração acelerado. ...
  5. Suor excessivo e mãos frias. ...
  6. Boca seca e tontura.

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).

Alguns alimentos podem piorar os sintomas de tontura. Por isso, fique longe de: cafeína, chocolate, refrigerante, álcool, energéticos, sal e açúcar.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

O que causa tontura?

  • Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)
  • Doença de Menière.
  • Neurite vestibular.
  • Enxaqueca vestibular.

Quem tem tontura com frequência deve, sem dúvida, procurar um médico para esclarecer a causa. Essa recomendação existe porque as tonturas podem ser consequência de vários tipos de doenças, e precisam ser investigadas para que o tratamento seja efetivo.