O que é vitrais Goticos?
O vitral (da língua francesa vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos, que geralmente representa cenas ou personagens. É um dos elementos arquitetônicos característicos do estilo gótico.
Qual é a simbologia dos vitrais?
Nas igrejas, além de decorar o ambiente, os vitrais, com suas imagens bíblicas acumulavam diversas funções. Ou seja, estas tornavam a divindade presente, glorificavam-na e relembravam os grandes momentos da história santa.
O que caracteriza o estilo gótico?
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.
Qual é a principal característica da pintura gótica?
A característica mais evidente da arte gótica é um naturalismo cada vez maior. Essa qualidade, que surge pela primeira vez na obra dos artistas italianos de fins do século XIII, marcou o estilo dominante na pintura européia até o término do século XV.
Quais são os tipos de vitrais?
Existem basicamente três tipos de vidro Antique: o normal, composto por massa vítrea homogênea de única cor; o plaquê (doble), composto por camadas sobrepostas de cores distintas; e o reamy (barroque), composto de massa homogênea, mas com ranhuras acentuadas pela movimentação do vidro no processo de resfriamento.
Qual a importância dos vitrais góticos?
Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções. Rosácea: elemento decorativo circular e colorido preenchido com vitrais, o qual era utilizado nos portais de entradas das igrejas.
Quais são as características dos vitrais?
Vitral é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos rejuntados ou pinturas que, normalmente, retratam cenas, personagens, brasões, ornamentos, entre outras figuras. Sua presença é comum em igrejas, mas também pode ser utilizado em residências ou outros tipos de obras.
Porque as igrejas possuem vitrais?
Sendo assim, os vitrais foram pensados não apenas para ornar a igreja e deixá-la bela, mas também para transmitir a história e os ensinamentos religiosos de forma puramente visual, ou seja, sem qualquer tipo de escrita, para que aqueles que não sabem ler possam compreender a mensagem que está sendo passada.
Qual a principal característica da escultura gótica?
A escultura gótica pode ser vista como um complemento à arquitetura, já que a maior parte das obras foi desenvolvida separadamente e depois colocadas no interior das Igrejas. As estátuas eram alongadas e não possuíam movimento, com predomínio da verticalidade, o que praticamente as fazia desaparecer.
Onde são encontrados os vitrais?
Onde encontramos
Os vitrais podem ser encontrados em grande parte das igrejas católicas. Retratam cenas religiosas, principalmente, passagens da Bíblia Sagrada.
Qual estilo arquitetônico usava muitos vitrais?
período gótico
Durante o período gótico os vitrais se tornaram muito mais esplendorosos, à medida que a arquitetura se tornava mais atenta à altura e à luz.
Quais os 7 Elementos da arte gótica?
- 7 elementos que definem a arquitetura gótica. 29 JUN 2021. ...
- Planta arquitetônica em formato de cruz latina. ...
- Torres pontiagudas e esguias. ...
- Grande iluminação interior. ...
- Uso de vitrais. ...
- Uso de paredes mais finas e leves. ...
- Grande ornamentação. ...
- Abóbodas em cruzaria.
Qual é a religião do gótico?
Religião e simbolismo
A subcultura gótica é laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo, anticristianismo e satanismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada.
O que quer dizer a palavra gótico?
1. Relativo aos godos, povo germânico. 2. Que é relativo a ou evoca ambientes ou assuntos mórbidos, lúgubres, sombrios ou tristes (ex.: música gótica, roupas góticas).
Quais são as três fases da arte gótica?
1º Período – De 1100 a 1200, denominado de período de transição ou gótico primitivo. 2º Período – De 1200 a 1300, denominado de período gótico lanceolado. 3º Período – De 1300 a 1400, denominado de período gótico irradiante.
Qual a principal arte do estilo gótico?
A arquitetura foi a principal expressão da arte gótica e a ela estará atrelada à pintura e à escultura. A desmaterialização das paredes, agora mais finas e leves, bem como a distribuição da luz no espaço, possibilitada por um número maior de vãos e janelas, permitiu um espaço mais livre e luminoso.
Como foi a arte gótica no Brasil?
A arquitetura gótica no Brasil aconteceu no final do século XIX, inspirada na arte gótica do período medieval. Para alguns historiadores, falar em estilo gótico brasileiro é o mesmo que falar em “neogótico”, definido como uma imitação do estilo gótico oficial.
Como são feitos os vitrais das igrejas?
Resumidamente, o vitral é fabricado após a idealização de um projeto (desenho) que servirá como molde para o corte das peças de vidro – que serão cortadas individualmente. Os vidros estão disponíveis em diversas cores e são montados em forma de mosaico, o que garante a originalidade ao vitral.
Qual a diferença entre mosaicos e vitrais?
Mosaico- São pedras ou peças pequenas de qualquer material (por exemplo: plástico, areia, papel, etc.) que formam um desenho. Vitrais- São pedaços de vidro (que geralmente são coloridos), combinados para formar desenhos.
O que é os vitrais medievais?
Os vitrais são vidros coloridos transparentes formados em mosaicos decorativos e colocados em janelas, principalmente em igrejas. Durante o auge da forma de arte, entre os séculos XII e XVII, vitrais retratavam contos religiosos da Bíblia judaico-cristã ou histórias seculares, como os contos de Canterbury de Chaucer.