O que é VLAN Tagged e Untagged?

Perguntado por: ehipolito9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

TRUNK (ou tagged): cada quadro transmitido ou recebido por essa porta deve conter o número da VLAN a que pertence. Esse modo é usado normalmente em portas que interligam switches. ACCESS (ou untagged): quadros que entram e saem pela porta não possuem informação sobre a VLAN a que pertencem.

Quando uma porta de um switch é configurada em modo TRUNK, ela se torna capaz de enviar e receber quadros de múltiplas VLANs. Se isso fosse usado no exemplo anterior, apenas uma conexão física seria necessária entre os switches, como se pode ver na figura a seguir.

Por padrão, essa é também a VLAN 1. Uma boa prática de segurança é separar o gerenciamento e o tráfego de dados do usuário.

Este campo é interpretado de forma diferente de acordo com a tecnologia utilizada (Ethernet, token ring, FDDI). O campo VID é utilizado para identificar, de forma única, a qual VLAN pertence o quadro. Podem existir um máximo de 4095 VLANs (212 -1).

As portas em um comutador são configuradas como membros de uma VLAN designada pelo VID para essa porta. O VID padrão para uma porta é chamado de VID da Porta (PVID).

Uma instancia por VLAN STP pode ser usada, o que permite que diferentes topologias de camada 2 ou um STP de várias instancias (MISTP) possam ser usados para reduzir a sobrecarga de STP se a topologia for a mesma entre várias VLANs.

Enlace tronco (Trunk Link)
É um link ponto-a-ponto entre dois dispositivos de rede. Ambos devem ser VLAN-aware, ou seja, devem ser capazes de modificar o cabeçalho da tag, identificando os quadros do tipo VLAN.

A VLAN é um protocolo usado para organizar vários dispositivos dentro de uma rede física única sem precisar fazer mudanças físicas na infraestrutura, que são mais caras e demoradas. O termo VLAN significa “Virtual LAN”, sendo que LAN se refere a “Local Area Network” (“rede local”, em tradução livre).

porta-malas m
The baggage is in the car's trunk. A bagagem está no porta-malas do carro.

A quantidade de portas disponíveis em cada switch varia de acordo com cada modelo. Pequenos switches para redes residenciais geralmente possuem 4 ou 8 portas, porém alguns sistemas possuem 24 ou 48 portas, podem facilmente ser empilhados e atingir centenas de portas.

Um switch é um dispositivo que simplesmente conecta todos os elementos da sua rede. Ele atua como ponte ou unidade de controle para que computadores, impressoras, servidores e todos os outros tipos dispositivos possam se comunicar.

A identificação da VLAN é um campo de 12 bits no cabeçalho Ethernet, fornecendo suporte para até 4.096 VLANs por domínio de comutação. A identificação como VLAN é padronizada no IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) 802.1Q, freqüentemente nomeada como Dot1Q.

Uma das especificações de IEEE 802.1Q para VLANs nativas é manter a compatibilidade com versões anteriores com tráfego sem etiqueta comum a cenários de rede local herdados. Para a finalidade desta atividade, uma VLAN nativa serve como um identificador comum em extremidades opostas de um link de tronco.

Atribuir um endereço IP a uma interface VLAN por meio da configuração da linha de comando. Entra no modo de configuração. Digite a interface da VLAN. Defina o endereço IP e a máscara de sub-rede que deseja atribuir à interface da VLAN.

Continuar lendo