O que é voz ativa e voz passiva exemplos?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.

Na voz ativa, a ação verbal expressa é realizada pelo sujeito da oração. Na voz passiva, o sujeito da oração é o alvo da ação expressa pelo verbo, ou seja, ele a recebe. Na voz reflexiva, o sujeito da oração é, ao mesmo tempo, agente e alvo da ação indicada.

Vozes verbais: voz passiva
A voz passiva é quando o sujeito é o paciente da oração, ou seja, quando a ação expressa pelo verbo está sendo recebida pelo sujeito. A voz passiva analítica é quando a oração é composta pelos verbos -ser, -estar, -ficar + o verbo principal no particípio.

A voz ativa ocorre quando o enunciado evidencia que o sujeito pratica a ação (também chamado de sujeito agente). Nesse caso, o sujeito é aquele que executa, de modo ativo, a ação ocorrida no enunciado, portanto, o agente fica em evidência. Leia estes exemplos: O rapaz ouve a moça no rádio.

A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético. Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo: A escola será pintada.

Já na voz passiva, pode ser considerada “mais docinha”.
Por fim, ele diz que apesar de ser um exemplo pequeno, uma mãe acaba utilizando diversas as técnicas de uma vez só – sendo que muitos músicos demoram para conseguir esse feito.

Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

As vozes verbais, ou vozes do verbo, são a forma como os verbos se apresentam na oração a fim de determinar se o sujeito pratica ou recebe a ação. Elas podem ser de três tipos: ativa, passiva ou reflexiva.

O verbo de uma oração está na voz ativa quando a ação é praticada pelo sujeito, ou seja, o sujeito é o agente da ação verbal. Exemplo: O diretor da escola maltratou Alice.

Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho.

A voz ativa ocorre quando o sujeito é o agente, ou seja, quando ele pratica a ação expressa pelo verbo. Confira exemplos seguindo a estrutura sujeito agente + verbo na voz ativa: Ele escreveu o livro.

O agente da passiva sempre vem introduzido pela preposição “por” combinada com os artigos definidos “os”, “as”, “o” e “a”. Além disso, o agente da passiva também pode ser introduzido pela preposição “de”. Exemplo: Ela comprou o livro.

A passive voice, ou voz passiva, é uma construção em que o sujeito sofre a ação da frase, em vez de praticá-la. Também destaca o que acontece com o sujeito, mesmo sem enfatizá-lo.

POSTURA PASSIVA: O profissional acompanha as vagas divulgadas em sites, envia seu currículo, mas tem pouca convicção que conseguirá ser chamado para uma entrevista porque acredita que as portas da empresa só se abrem para aqueles que tem um bom “QI” (alguém influente que indica seu nome).

Que não demonstra iniciativa e ação: 1 apático, desanimado, inativo, desinteressado, displicente, impassível, inapetente, indiferente, indolente, inerte, negligente, parado.

passiva

  1. fem. sing. de passivo.
  2. 3ª pess. sing. pres. ind. de passivar.
  3. 2ª pess. sing. imp. de passivar.

Classificações vocais masculinas: Tenor (voz mais aguda), Barítono (voz entre Tenor e Baixo) e Baixo (voz mais grave). Classificações vocais femininas: Soprano (voz mais aguda), Mezzo-soprano (mezzo significa meio então é a voz entre soprano e contralto) e Contralto (voz mais grave).

A classificação básica da voz humana para o canto é feita em aguda, média e grave. A voz feminina mais aguda é chamada de Soprano e a masculina de Tenor. Já a mais grave é Contralto para mulheres e Baixo para homens. Por fim, a voz intermediária feminina é a Mezzo-soprano e a masculina é Barítono.

Para saber, você vai precisar fazer o teste com um instrumento musical, de preferência o teclado ou piano. A determinação da sua extensão vocal tem um nome, a classificação vocal da região de notas que você consegue emitir vai dizer se você é barítono, tenor, contralto, soprano, grave entre outras.

A voz reflexiva é a voz verbal na qual o sujeito da oração executa e recebe/sofre a ação verbal simultaneamente. Uma das particularidades da voz reflexiva é a presença obrigatória de um pronome oblíquo átono (pronome reflexivo). São eles: me, te, se, nos, vos e se.