O que é zimbro na Bíblia?

Perguntado por: imeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Zimbro (Hebr. Rothem) era chamado pelos árabes retem, e conhecido como vassoura espanhola; classificado sob o gênero genista. É um arbusto do deserto e abundante em muitas partes da Palestina. No relato de sua jornada de Akabah a Jerusalém, Dr.

Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse: — Levante-se e coma. Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo.

As chamadas bagas de zimbro são uma espécie de fruto azulado. São delas que extraímos as sementes usadas na culinária. Ele também é conhecido como fruto de genebra, genebreiro, junipo, junípero e zimbrão.

Além de prevenir inflamações bucais, as propriedades anti-inflamatórias dos óleos do zimbro atuam em diferentes partes do corpo. Seus efeitos medicinais podem tratar inflamações na garganta, combater a tendinite e, ainda, diminuir dores musculares e nas juntas.

Jezabel ficou zangada e disse que ela mataria o profeta Elias. Para ficar seguro, Elias deixou a terra de Israel. Ele viajou por 40 dias e 40 noites, jejuando enquanto viajava. Então, foi ao monte Horebe e encontrou uma caverna para se esconder.

Jezabel: Elias vence desafio com fogo e mata sacerdotes diante de Acabe.

O zimbro também vai bem no preparo de conservas, marinadas, carne de porco, aves, peixes, caldos e chás. Há até quem arrisque no preparo de sobremesas! Mas não para por aí, os benefícios do zimbro para a saúde são muitos: tem ação antioxidante e digestiva, atua como calmante e também é diurético.

Zimbro é o nome popular do arbusto Juniperus communis, vegetal facilmente encontrado na Europa, sobretudo em algumas regiões da Noruega, seu país de origem. Há registros da presença desse botânico também na Holanda, Rússia, alguns países da Ásia e América do Norte.

O juniperus communis, ou como se lhe chama coloquialmente zimbro rasteiro, é um arbusto dioico (com indivíduos masculinos e femininos), perenifólio, que pode chegar a medir vários metros de altura quando as condições são as mais adequadas.

Ninguém poderia ter ressuscitado até que Cristo Se erguesse do sepulcro. Portanto, para que Elias realizasse sua missão especial, ele precisava ser transladado. A transladação significa ser mudado de modo que o corpo não mais seja sujeito à enfermidade, morte ou dor física.

Jezabel

Jezabel chora pela morte dos sacerdotes e pede a cabeça de Elias.

O óleo essencial de junípero (zimbro) é um líquido que apresenta um forte e característico cheiro de pinheiro com um leve toque de pimenta ao fundo.

O zimbro que conhecemos para o consumo é proveniente de um arbusto da espécie Juniperus communis. Dessa planta, a parte mais utilizada e mais conhecida é a baga, que é comercializada como especiaria. O zimbro pode ser utilizado como tempero, em drinks e também para fins medicinais, sempre em pequenas quantidades.

Zimbro: benefícios

  • Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. ...
  • Vitamina C. ...
  • Antimicrobiano. ...
  • Hipoglicêmico e hepatoprotetor. ...
  • Efeitos neuroprotetores e anti-fertilidade.

Eles conheciam zimbro como a “árvore da vida”. De fato, os últimos xamãs da Sibéria ainda os chamam por esse nome. Desde a pré-história, as pessoas têm usado a madeira, os ramos e bagas para a queima como incenso ritual e medicinal e até hoje, o zimbro manteve-se como a árvore que fornece proteção.

Os zimbros são plantas aromáticas, da família dos ciprestes, primos dos pinheiros e dos cedros, com folhas em agulha, frutos em bagas e originárias do Hemisfério Norte . Ou seja, é uma planta que vive desde climas temperados até o extremo frio.

O primeiro erro de Elias foi a expectativa: “Primeiro, ele tinha uma expectativa de como e quando as coisas iam acontecer. E as expectativas são muito perigosas. Expectativa é você ter uma idealização (…)

Por alguns momentos, Elias deixou-se levar pelas situações difíceis, escondeu-se em uma caverna, porém, após ouvir a voz de Deus, que o fez refletir sobre tudo aquilo, ordenando que ele saísse dali e voltasse para a missão, obedeceu! 1 Reis 19:19 diz "partiu, pois, Elias...". Elias recuperou sua ousadia!

28 Então passaram a gritar ainda mais alto e a ferir-se com espadas e lanças, de acordo com o costume deles, até sangrarem. 29 Passou o meio-dia, e eles continuaram profetizando em transe até a hora do sacrifício da tarde. Mas não houve resposta alguma; ninguém respondeu, ninguém deu atenção.

Jezabel ordena ao povo de Israel adoração aos seus deuses. Ela observa que Elias e os outros profetas não se ajoelham para adoração. Na praça de Samaria, Jezabel ordena que todos se ajoelhem diante do altar do deus Baal. Elias se nega e se aproxima de Jezabel.