O que era moda nos anos 2000?

Perguntado por: omachado . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Peças curtas, de cintura baixa, acessórios coloridos… o fato é que os looks anos 2000 eram muito criativos. O retorno dessa estética veio acompanhado de um novo nome, o y2k aesthetic, ou y2k estilo.

Até 2017, a década de 2010 se definiu por um retorno de peças de moda da década de 30 e dos anos de guerra da década de 1940, pela moda hipster e alternativa, pelas cores fluorescentes características dos anos 80 do século XX (de 2012 a 2017), por elementos unisseo característicos do início da década de 1990 ( ...

Nas tendências de maquiagem dos anos 2000 a pele recebia um aspecto natural e matificado. O mesmo vale para o blush e iluminador na maquiagem eram raramente usados. Use apenas o essencial e deixe de lado as camadas e camadas de cosméticos: uma base e corretivo já são o suficiente.

Nos anos 2000, as músicas internacionais dominavam as rádios com o R&B de Beyonce, Fergie, Akon, Rihanna, o pop de Black Eyed Peas, Outkast e o Rock de Linkin Park, The Calling e Green Day. O Rock nacional viveu seus melhores anos e o sertanejo já brigava pelo espaço.

A década de 2000 também se destacou por vários casos de corrupção, como o caso Waldomiro Diniz, o "Mensalão", escândalos envolvendo José Sarney e a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, sobre o DETRAN, e também o Escândalo do Mensalão no Distrito Federal.

Por fim, nos anos 2000, período do crescimento da globalização, notamos o branding, a explosão das grandes marcas e as logos em evidência. Essa década também contou com as calças largas, bastante uso de tênis, além de roupas mais sexy, justas e curtas, a ainda as polêmicas cinturas baixas.

Romantismo – A tendência das saias rodadas se enraíza no inverno 2005 vinda dos anos 50 e cria uma febre couture entre os estilistas: a maioria quis se mostrar fazendo roupa de luxo, como nos grandes ateliês da época. Até as modelos adotaram a pose de açucareiro, com as mãos na cintura.

Sandálias com cores contrastantes, como da grife Emanuel Ungaro, ganharam as passarelas e são forte tendência para o próximo verão. Além dos jeans da boyfriend que invadiram o guarda roupa das mulheres, os relógios grandes ganharam o gosto delas. Diversos looks e acessórios foram destaque nesse ano.

Anos 2000 a 2005
O estilo unissex entrou na moda e as pessoas passaram a se vestir de uma maneira mais ousada e da maneira mais livre possível. Os cabelos bagunçados tiveram uma disputa acirrada com os cabelos ondulados e cacheados com franja lisa. As mechas também marcaram a época.

A principal tendência de maquiagem dos anos 20 era super dramática. É possível reparar nas sobrancelhas finas e escuras, nos lábios pequenos e marcados e nos olhos em tons marcantes que os anos 20 trouxeram à história da maquiagem.

Nos anos 1920, a maquiagem se popularizou de vez através do cinema e as mulheres imitavam as grandes atrizes: sobrancelhas ultra finas, lábios em tons de vermelho-escuro desenhados em formato de coração e olhos escuros marcaram a época. Na década de 1930, as cores entram com força.

Na Europa, entre os séculos XVII e XVIII, apenas os aristocratas e pessoas com muito dinheiro podiam se maquiar. Até os dias de hoje, aqui no Brasil, um povo que tem forte ligação com a maquiagem são os indígenas.

A calça jogger também era popular, assim como a blusa de gola alta (turtleneck) e o moletom. Com o tempo, a ascensão do grunge e do minimalismo ofuscou os tons vibrantes do começo da década. De repente, homens e mulheres passaram a circular com calças jeans rasgadas, blusas xadrez e camisas amarradas na cintura.

Esse período foi de muitas descobertas e novas invenções, com muitos estilistas ótimos, como a Coco Chanel, conhecida mundialmente. Como as roupas, também houve um capricho a mais com cabelo e maquiagem. A moda inovou bastante nesse período.

A moda da geração Z é muito marcada por um mix de cores, peças confortáveis e modelagens unissex — tudo isso com muita personalidade, já que o jovem dessa geração não gosta de usar a mesma roupa que todo mundo, e nem mesmo ter peças que não representem o seu estilo.

Calças skinny, peças no estilo boho, ankle boots, argolas e maxicolares foram febre há dez anos e continuam fazendo sucesso. Confira.

Tendências para 2004
Apliques metálicos e paetês. – Calças justas. – Colares hippies. – Cores fortes, com destaque para o pink, o azul e o vermelho.