O que era o Arco do Triunfo no Império Romano?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

A origem dos Arcos de Triunfo remonta a um costume romano de construir estes monumentos à passagem dos vitoriosos. Eles celebram as vitórias militares romanas, representadas nos baixos-relevos dos arcos, onde os artistas esculpiam as campanhas militares e os despojos dos vencidos.

Vespasiano

Os Flávios foram uma importante dinastia imperial, afinal foram eles que construíram e inauguraram o Coliseu: o pai, Vespasiano Flávio, o filho primogênito Tito Flávio e o filho mais novo Domiciano Flávio.

Ele foi construído por volta de 82 pelo imperador Domiciano logo depois da morte de seu irmão mais velho, o também imperador Tito, para comemorar as vitórias militares dele, especialmente a captura de Jerusalém depois da Primeira guerra romano-judaica (70).

O Arco do Triunfo retoma uma tradição da Roma Antiga para celebrar conquistas militares. Napoleão Bonaparte encomendou o monumento em 1806, por conta da vitória francesa na Batalha de Austerlitz. Após uma série de dificuldades, a obra foi finalizada em 1836, 15 anos após a morte do imperador.

O monumento foi construído por Napoleão para homenagear os heróis de guerra franceses. Sua construção foi iniciada em 1806, mas a obra só foi concluída 30 anos depois, no reinado de Luís Filipe. O monumento detém gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais.

O Túmulo do Soldado Desconhecido, sua atração central, foi colocado sob o arco após a Primeira Guerra Mundial. A “chama da memória” é reacendida diariamente às 18h30 há mais de 100 anos, com objetivo de homenagear todos que sacrificaram suas vidas pela França e reafirmar o desejo de paz.

Ao se visitar o Arco do Triunfo, você vai observar uma chama acesa sempre resguardada por soldados. Esta chama é a Chama da Lembrança, Flamme du Souvenir (em francês). Dedicada à memória dos soldados mortos em combate na 1ª Guerra Mundial, ela é acesa diariamente às 18h30 desde 1921.

Instalação é um projeto do artista búlgaro Christo, que morreu antes de ver sua obra concretizada. Durante 16 dias o Arco do Triufo ficará coberto por imensos tecidos, instalação artística póstuma fruto da mente criativa do búlgaro Christo, que morreu em maio do ano passado.

Os arcos reduzem os custos de construção por permitirem maiores vãos e menos materiais, além de serem facilmente replicados através das formas de madeira. Sobre a imposta, uma pequena extremidade em balanço, era colocada a forma de madeira que permitia o assentamento das aduelas e da chave do arco.

Arco de Constantino

Também conhecido como "Arco de Constantino", é um dos monumentos romanos mais modernos, foi criado em 315 d.C. Sua localização e estrutura fazem dele o arco mais visitado de Roma.

  • Jean Chalgrin
  • Guillaume Abel Blouet
  • Louis-Robert Goust
  • Jean-Nicolas Huyot
  • Jean Arnaud Raymond

Domiciano

O Arco de Tito foi construído pelo Imperador romano Domiciano logo após a morte de seu irmão mais velho, Tito. Mais de um milênio e meio mais tarde, o monumento inspiraria a construção do famoso Arco do Triunfo na França, que embora maior, possui as mesmas proporções do arco romano.

É um arco de uma abertura revestido a mármore, que apresenta quatro colunas de capitéis compósitos. A sua decoração escultórica narra as vitórias romanas sobre globos com estandartes na abóbada e na arquitrave um friso narra as vitórias de Vespasiano e Tito sobre os judeus.

Arc de Triomphe

O Arco do Triunfo (Arc de Triomphe) é um dos mais importantes monumentos de Paris. Inaugurado em 1836 para homenagear as vitórias militares de Napoleão Bonaparte, o Arco do Triunfo é atualmente ponto de encontro de turistas e também de grandes eventos na capital da França.

217

O acesso ao topo do Arco do Triunfo é feito a pé, subindo uma escada de 284 degraus, ou através de um elevador, que dá acesso à "salle de l'attique", o "sótão" do monumento. Depois, bastará subir apenas mais 46 degraus, até alcançar o "terrasse", ou terraço.

25 mil metros quadrados de tecido de polipropileno reciclado de cor azul prateado começaram a ser desdobrados no Arco do Triunfo, dando início à etapa final do “embrulhamento” do monumento aos heróis da guerra, com 50 metros de altura.

Arco do Triunfo Paris

O Arco do Triunfo Paris tem 49 metros de altura e 45 metros de largura. O Arco do Triunfo foi o maior do mundo até que o ditador norte-coreano Kim Il Sung construiu um arco maior inspirado nele, em 1922. O Arco do Triunfo foi encomendado por Napoleão I para comemorar a vitória da França na Batalha de Austerlitz.

São 12 avenidas desembocando no local e, por isso, também é conhecido como a Praça da Estrela.

  • Gustave Eiffel
  • Maurice Koechlin
  • Émile Nouguier