O que era tecnologia no passado?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Tecnologia é a técnica evoluída, que é fruto de ideias oriundas do passado que ao longo dos anos foram sendo modificadas e aprimoradas, principalmente após 1970, início da terceira Revolução Industrial, quando o conhecimento científico e a pesquisa deram um salto gigantesco.

Entre as diversas tecnologias do século XX temos: o rádio, o avião, a televisão, o radar, o computador, a energia nuclear, o telefone e muitos outros. Atualmente temos muitas novas tecnologias como: o celular, notebook, televisão de plasma, câmera digital, iPhone e muitas outras coisas.

Conhecida também como era da informação, a era digital é o momento onde a tecnologia e a informação passaram a ser essenciais a todo momento e para todas as pessoas. A era digital é a sequência da era industrial, e iniciou-se logo após a primeira revolução industrial no final do século 20.

Antes da rede mundial, usava-se fita cassete para ouvir - e piratear - música; mapas impressos no lugar de GPS; telefone em vez de e-mail, mensagens instantâneas ou redes sociais. Livros, jornais e revistas eram a maior fonte de informação. A TV, maior responsável pela perda de tempo.

Em meados da década de 1990, a internet discada surgiu como uma opção para que mais pessoas começassem a acessar a internet, já que bastava ter uma linha telefônica em casa para se conectar. Basicamente, funcionava assim: o cabo da linha telefônica era ligado no computador por meio de um modem.

Ela costuma receber outras denominações, como Era Digital ou Era Tecnológica, sendo também conhecida como Terceira Revolução Industrial. Acredita-se que esse período iniciou-se entre a metade e o fim do século XX, mais especificamente entre as décadas de 1950 e 1970.

As primeiras invenções consideradas tecnológicas datam de dois milhões de anos antes de Cristo, podemos citar entre esses instrumentos criados o machado e a lança, feitos para se defender dos animais e facilitar a vida.

Antes do surgimento do primeiro telefone celular, já existiam telefones instalados em automóveis desde 1940. Esses aparelhos funcionavam através de ondas de rádio que depois serviram de base para o que hoje chamamos de telefonia celular.

O avanço da tecnologia tem trazido mudanças significativas para a sociedade, seja em casa ou no trabalho. Falar de mudanças da última década é falar da Indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, tomada pela digitalização, conectividade, internet das coisas e máquinas ensinadas a pensar.

A criação de tecnologia tem como objetivo a resolução de problemas, aplicando, na prática, o conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa. Para tanto, como um produto da ciência e da engenharia, ela consiste em um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas na busca da resolução dos problemas.

As tecnologias-chave aplicadas nesse progresso incluíam a hidráulica, os conversores de torque, as transmissões powershift e outras. É provável que nunca se volte a desenvolver tantas ideias e conceitos diferentes como ocorreu na década de 50. Tudo foi tentado, mas poucas soluções foram realmente bem-sucedidas.

Na pré-história, o trabalho era uma questão de sobrevivência. Caçar animais e coletar frutos era como os indivíduos retiravam seu sustento da natureza. Mesmo quando se tornaram agricultores, deixando a vida nômade para trás, o objetivo do trabalho era essencialmente suprir as necessidades mais básicas para sobreviver.

A tecnologia formou-se baseando-se na ciência. Seu método é agora “pesquisa sistemática” e o que antes era invenção hoje é: Resposta : Inovação.

A era digital
Representa uma verdadeira revolução no acesso à informação, na forma com a qual interagimos e nos comunicamos. Uma conexão com o mundo na palma de nossas mãos. Então, cabe às empresas aproveitar as oportunidades abertas por ela para aderir e desenvolver inovações para melhor atender aos seus clientes.

As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. A escrita surgiu a partir dos primeiros registros de desenhos (pinturas rupestres) em cavernas, datados de 15.000 a.C., na África.

A primeira rede social
A precursora dos serviços atuais surgiu só em 1997, fora do Brasil, e se chamava SixDegrees. Nela, os usuários podiam criar uma página de perfil e adicionar amigos. E desde o começo o modelo já mostrava seu potencial. Foram 3,5 milhões de usuários no auge do SixDegrees, que saiu do ar em 2001.

O telégrafo foi muito importante por ser considerado o equipamento que originou, basicamente, as telecomunicações, ou seja, ele foi o precursor da internet.

As tecnologias se evoluem de modo tão rápido, que é possível que a atual geração não se adapte com as tecnologias que surgirão daqui quarenta ou cinquenta anos. Isso deixa com que as pessoas que não se adaptem, e fiquem excluídas, fazendo com que elas percam muito conhecimento e oportunidades neste processo.

A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos). No ano de seu nascimento, em 1969, quando nasceu a ARPANET, surgiu a primeira conexão entre os computadores da Stanford e da UCLA.

Sem a tecnologia, a vida seria muito mais difícil em muitos aspectos. Não seria possível pesquisar informações rapidamente na internet ou trabalhar de forma tão produtiva. Por outro lado, as pessoas passariam mais tempo juntas, se comunicando pessoalmente e se conhecendo melhor.