O que estimula a hipertrofia?

Perguntado por: abrito3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

O processo de hipertrofia muscular tem início com a aplicação do estresse mecânico, gerado pela contração muscular. Este fato induz as proteínas sinalizadoras a ativarem os genes, que promovem uma síntese proteica.

Melhores suplementos para hipertrofia
A suplementação de creatina (3-5g/dia) para o suporte de creatina fosfato (CP) muscular e aumentar a intensidade dos treinos. A beta alanina (2-4g/dia) é um componente tamponante que também ajuda na intensidade e na manutenção de força nos treinamentos mais intensos.

Creatina
A creatina é um aminoácido, sendo que a versão em suplemento para hipertrofia muscular é mais rica em proteínas, melhorando os treinos e a recuperação muscular, além de prevenir cãibras e lesões.

Só indica que não precisamos sentir dor muscular para hipertrofiar, podendo começar 'leve', evitando tanto dano e dor, para nas próximas semanas treinar com altos graus de esforço e fadiga que maximizarão a hipertrofia muscular no médio e longo prazo.”

Mesmo que seu programa de exercícios não tenha essa valência física como prioridade, sentir os pesos mais leves é um grande indício de que as coisas vão bem e que seus músculos estão crescendo. Além desse sinal, é muito comum ouvir o relato de um maior inchaço na musculatura durante os treinos.

Por isso, o melhor treino para hipertrofia tem séries que variam de 6 até 12 repetições. Seis repetições duram aproximados 18 a 24 segundos, e 12 repetições ficam em torno de 36 até 48 segundos, em média. As repetições na musculação só existem para nos ajudar a ter um controle melhor dos pesos, ou seja, da intensidade.

Ele afirma que a média de ganho de massa muscular de forma natural para homens é de 0,5 a 1 kg por mês. Para as mulheres, a média é de 0,5 kg.

Ganhar 5 kg de massa muscular em um mês é um objetivo desafiador que requer um planejamento cuidadoso, dedicação e disciplina. É importante lembrar que o ganho de massa muscular é um processo gradual e que resultados tão expressivos em um curto período de tempo podem não ser realistas para a maioria das pessoas.

Quais são os melhores suplementos para ganhar massa muscular?

  1. Whey protein. Esse suplemento traz uma grande quantidade de proteínas, todas com um alto valor biológico, pois elas são retiradas do soro do leite. ...
  2. BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) ...
  3. Creatina. ...
  4. Glutamina. ...
  5. Albumina. ...
  6. Cafeína.

creatina

Já o melhor pré-treino para hipertrofia pode ser a creatina ou o BCAA, por exemplo.

Alguns dos principais erros que atrapalham no ganho de massa muscular costumam ser uma dieta pobre em nutrientes e/ou em calorias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, treino ineficiente, pouco descanso entre os grupos musculares, falta de sono e estresse.

Principais fontes de proteína animal: ovo, carnes (aves, bovina e suína), leite e seus derivados como queijo fresco e iogurte. Principais fontes de proteínas vegetais: grãos como: feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha; cereais como aveia, arroz, quinoa e vegetais como brócolis, couve e espinafre.

Pensando em uma energia rápida para um pré-treino, é interessante focar no carboidrato simples (frutas, pão, massa, arroz branco, batata), que possui uma digestão mais rápida, o que é interessante no ganho de massa muscular.

A arginina, a ornitina, a alanina e a citrulina são aminoácidos muito usados na formulação dos suplementos vasodilatadores, já que estas substâncias possuem efeito direto no treinamento, melhorando o aporte de oxigênio muscular durante os exercícios e reduzindo a fadiga.

Hipertrofia: 6 a 10 semanas
Outros estudos já indicaram que uma pessoa não treinada tem de 6 a 10 semanas de período neural. No caso de atletas, esse período neural pode ser de poucas semanas ou poucos dias.

Se o seu treino é muito intenso, você deve evitar treinar até a falha. Por exemplo, se você treina com cargas acima de 80% do seu 1RM, ir até a falha não vai promover grandes ganhos em hipertrofia e pode prejudicar seus ganhos de força.

Principalmente para pessoas que querem ter hipertrofia, ou seja, aumento da massa muscular, as micro lesões e a inflamação muscular são parte do processo normal, e pode haver dor no ventre (no meio, na parte mais volumosa do músculo), principalmente.

Com os exercícios, os músculos ficam lesionados e as proteínas neles presentes se degradam, o que traz um processo inflamatório. O ganho de massa muscular acontece com a reposição dessas proteínas degradadas, aliada a uma alimentação para repô-las.

Basicamente, precisamos estar atentos a 3 fatores: ter uma boa alimentação, comendo a quantidade certa de proteínas, dormir pelo menos 8 horas por dia e estimular bem os grupos musculares”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.