O que eu preciso saber antes de me mudar para o Rio de Janeiro?

Perguntado por: nfreitas8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ao morar no Rio de Janeiro é preciso ter em mente que alguns locais podem ser considerados violentos, mas a violência é um problema da maior parte dos grandes centros urbanos, e um bairro pobre não necessariamente será mais perigoso, é preciso tomar cuidado com estigmas negativos.

O Rio de Janeiro é a cidade certa para quem quer viver o imaginário cultural brasileiro. Se você deseja comprar um imóvel em um lugar com muita luz e energia tropical, cores vibrantes, praias e paisagens famosas nacional e internacionalmente, a Cidade Maravilhosa é a melhor possibilidade.

Niterói: Mas quando o assunto é qualidade de vida, nenhuma cidade fluminense está à frente de Niterói. O município possui o melhor IDH do estado e frequentemente está na lista dos dez maiores do país.

Mas, se você já calculou o seu limite no custo de vida Rio de Janeiro e reservou menos de R$2.500,00 para gastar com aluguel, as opções são: Laranjeiras e Jacarepaguá, duas ótimas áreas. Inclusive, para morar, são bairros bem estruturados e com acesso fácil e rápido ao centro da cidade.

Os tradicionais bairros do Méier e da Tijuca, ambos na zona Norte da capital fluminense, são os mais baratos no quesito aluguel.

Além disso, por ser um dos principais destinos internacionais no Brasil, a cidade apresenta um ar cosmopolita, com atrações e entretenimento para os mais variados gostos e um grande complexo hoteleiro. Já na parte das desvantagens, não tem como deixar de lado o problema da segurança pública que afeta o estado.

O risco mais comum corrido pelo turista nas áreas em que circula no Rio é o de ser assaltado. Mas não é muito mais alto do que em qualquer outra metrópole brasileira. Em São Paulo, Porto Alegre ou Fortaleza também não é recomendável andar por ruas ermas, nem usar o celular displicentemente na calçada.

Urca. Um dos bairros mais bonitos e tranquilos da cidade. A tranquilidade deve-se pelo fato da região ser fechada e sua segurança é feita por militares do exército. É no bairro da Urca que está localizado um famoso ponto turístico: o bondinho do Pão de Açúcar.

Leblon

Sobre o Leblon
Situado na Zona Sul, região nobre do Rio, o bairro possui o metro quadrado mais caro do país, tornando as casas e apartamentos à venda no local as mais cobiçadas do Brasil. A região aponta constante valorização e faz divisa com a Gávea, Lagoa, Ipanema e Vidigal.

Leblon

A zona sul do Rio de Janeiro reúne os bairros com metro quadrado mais caro da cidade. O índice FipeZAP, que utiliza anúncios publicados nos portais da plataforma imobiliária ZAP+, aponta o Leblon como o bairro mais valorizado. Por lá, o metro quadrado é anunciado, em média, a R$ 21.618.

Todos os bairros que descreveu são bons, mas o que tem menos índices de assalto ainda é a Barra da Tijuca. Lá não tem favela e nem morro e por isso o número menor de incidentes, mas não ache que não tenha, pois em jacarepaguá, bairro próximo, tem favelas e isso traz pra cá alguns meliantes.

5 melhores bairros do Rio de Janeiro para morar

  1. 1 – Barra da Tijuca. Um dos bairros mais nobres da capital carioca, a Barra da Tijuca tem ruas largas e linhas de metrô que tornam o deslocamento dos moradores mais fácil e rápido. ...
  2. 2 – Botafogo. ...
  3. 3 – Copacabana. ...
  4. 4 – Méier.

Bairros a evitar no Rio de Janeiro
As áreas prioritárias a serem evitadas são todas favelas e todo o Zona Oeste e Norte do Rio.

No estado do Rio de Janeiro, segundo informações do Atlas da Violência, a Região Serrana foi selecionada como a menos perigosa do estado.

praia de Camboinhas

A praia de Camboinhas, além de ser mais segura, tem uma vista diferenciada para o Rio de Janeiro. Aliás, Niterói de forma geral tem a mais bela vista do Rio, por isso o apelido de “cidade sorriso”.

São Paulo é a cidade com maior custo de vida do país.

Aplicativos de transporte, como Uber e 99, não só vão te ajudar a economizar até 50% em relação às tarifas dos táxis na cidade, como trazem uma segurança extra para os turistas, já que evitam os manjados golpes de taxímetro adulterado ou de desvios na rota praticados por alguns profissionais mal intencionados.

metrô

O metrô é o meio de transporte mais seguro do Rio de Janeiro.

é Seguro, pode levar câmera e fotografar mas, não bobear. ´E de dia é um visual lindo uma vez que se vê o Pão de Açúcar de outro ângulo. águas tranquilas , muitos estrangeiros e turistas e moradores desde cedo.