O que existia antes da roda?

Perguntado por: greis . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Antes da roda, as coisas eram carregadas no lombo dos animais ou pessoas - com sorte, por barcos, algo com que os egípcios podiam contar, já que a vida ali girava em torno do Rio Nilo. Quando as pedras já estavam no lugar, os construtores de pirâmide do mundo todo usavam a força humana e a criatividade.

Ninguém sabe ao certo quem inventou a roda, mas os registros mais antigos foram encontrados por volta de 3500 AC, lá na Mesopotâmia (onde fica hoje a Turquia). As primeiras rodas eram de madeira resistente, depois vieram os aros e mais tarde, a roda passou a fazer parte também das máquinas industriais.

Fogo — entre 200 mil a 10 mil anos antes de Cristo
Depois, o homem aprendeu a produzir o fenômeno batendo uma pedra na outra ou esfregando dois pedaços de madeira.

Sem ela, transportes, engrenagens e máquinas no geral não funcionariam. Até mesmo o relógio e a roda gigante precisaram desse invento para existir. De diversos tamanhos e modelos, bilhões de rodas fazem o mundo girar. Essa invenção extraordinária é peça fundamental no progresso da humanidade.

A roda é talvez uma das invenções principais na trajetória de desenvolvimento tecnológico do ser humano. Com ela, os povos primitivos tornaram o transporte mais rápido e fácil, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores.

Estudos recentes dos povos primitivos indicam que a produção do fogo pelo Homo erectus, o ancestral imediato do homem moderno, só aconteceu no período neolítico, cerca de 7 mil anos AC. O Homo erectus descobriu uma forma de produzir as primeiras faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de madeira.

A história do fogo
Faz parte do Paleolítico, período compreendido entre de 4,4 milhões de anos até 8000 a.C., o domínio do fogo pelo homem. A partir do momento que o homem conseguiu utilizar a descoberta a seu favor, o fogo tornou-se um alicerce para as civilizações.

Antigamente, juntavam um montinho de mato seco, dois pedaços de madeira, que friccionados, esquentavam rapidamente, queimando o mato seco com seu calor.

Trata-se dos Trichterbecker, que habitavam a região hoje formada por Polônia, Alemanha Oriental e sul da Dinamarca. Essa região disputa com a Mesopotâmia (atual Iraque) o título de berço da roda.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Então Ilúvatar criou Eä, o próprio universo, e os Ainur formaram nele Arda, a Terra, "englobada dentro do vazio": o mundo, juntamente com o ar é separada de Kuma, o "vazio" sem vida.

7 E aformou o Senhor Deus o homem do bpó da terra, e soprou em suas narinas o cfôlego da vida; e o dhomem foi feito ealma vivente. 8 E plantou o Senhor Deus um jardim no aÉden, a oriente, e pôs ali o homem que tinha formado.

Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos. Seu primeiro filho recebeu o nome de Lamec.

As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.

Ninguém sabe quem nem quando exatamente a roda surgiu, mas ela é considerada a máquina inventada pelo ser humano que mais possibilitou transformações no mundo!

Considerada como uma das maiores invenções da humanidade, a roda proporcionou ao homem grandes avanços tecnológicos. Sua descoberta permitiu uma maior rapidez de locomoção e grande capacidade para carregar cargas.

Podemos também classificar as Rodas em dois tipos básicos, de acordo com o tipo de material que constitui o rasto:

  • Rodas com rasto resiliente;
  • Rodas com rasto duro.

A roda transmite de maneira amplificada para o eixo de rotação qualquer força aplicada na sua borda, reduzindo a transmissão tanto da velocidade quanto da distância que foram aplicadas.