O que Exu e Pomba Gira gosta de comer?

Perguntado por: smarinho . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos.

Segundo a crença, as suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a cachaça, o espelho, as bijuterias e batons.

Bebidas, colares, pulseiras e maçãs colocadas à mesa são algumas oferendas também à pomba gira, outra entidade espiritual que faz parte da noite.

Obaluaye- Jaca, cajá, carambola, fruta-pão, morango, amora, mamão, romã, maracujá, uva preta, jabuticaba, figo preto, cereja preta. Exu- Pitanga. Banana d'água. amora, manga, laranja azeda, caju, jaca, pomelo.

Pomba-Gira
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.

Pimenta que é uma comida muito... que pertence a Exu, então, quando você é iniciado, você deve se abster de pimenta por um tempo porque quem tá reinando na sua cabeça é um nkisi, então se você comer pimenta, de alguma forma, você aproxima a energia de Exu para você.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Na linguagem ritualística, diz-se que "Exu come primeiro". Sendo assim, ele come primeiro para poder levar as mensagens a serem entregues aos outros Orixás. Se Exu não come, a oferenda não é entregue.

Exu costuma ser honrado nesse processo, mas também, em ocasiões específicas de oferenda, em que se lhe dá cachaça/aguardente, licor de canela, ou mesmo cidra e champanhe.

Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Recomenda-se de forma geral, roupas confortáveis, brancas ou claras. Quanto ao uso de sapatos, algumas pessoas estarão descalças. Isso não é uma regra e varia de terreiro para terreiro, mas acaba sendo algo muito comum dentro dos templos.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.

Encha um pote de barro pequeno com sal grosso e enterre seis pimentas dedo-de-moça nele. Ao lado do pote, acenda uma vela roxa sobre um pires, com cuidado para não se queimar, e ofereça a uma Pombagira pedindo proteção.

Banho Exú é um mix de 7 ervas na força de Exú, recomendado para quem precisa de FORÇA, LIMPEZA PROFUNDA e PROTEÇÃO constante. Banho Exú auxilia você que está passando por dificuldades financeira, materiais e espirituais. Contém as seguintes ervas: aroeira, gengibre, hortelã, picão preto, pau tenente, limão e pitanga.

Exu: mia ìyèfun: farofa de dendê. Ogum: isu oyin: inhame assado regado com mel. Oxóssi: asoso (axoxô): milho vermelho com coco.

A fruta preferidade Exú é a banana, de preferência verde, por seu formato fálico, que representa a fertilidade e consequentemente, a eternidade.

Os pombos têm preferência por grãos e sementes mas como não tem um paladar muito exigente, comem também restos de refeição, pão e até lixo. Neste ponto está baseada a principal orientação à população das cidades, dentro dos métodos de controle educativos: evitar alimentar os pombos.

Alimentam-se preferencialmente de grãos e sementes, mas podem reaproveitar restos de alimentos. Além disso, a alimentação ativa (fornecida por pessoas) em locais como praças, parques, residências, entre outros, acarreta considerável aumento dessa população.

Alimenta-se de sementes, de grãos de vários cereais – trigo, cevada, aveia, milho – de caracóis, insetos e minhocas.