O que falar em uma colação de grau?

Perguntado por: nrezende . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Confira as dicas para construir um bom discurso de colação de grau

  1. Dica 1: Cumprimentar os presentes. ...
  2. Dica 2: Falar das dificuldades no seu discurso de colação de grau. ...
  3. Dica 3: Trazer peculiaridades da turma. ...
  4. Dica 4: Lembrar da sua universidade. ...
  5. Dica 5: Trazer peculiaridades de grupos. ...
  6. Dica 6: Falar do crescimento pessoal.

Orador: O orador é um formando escolhido pela turma para elaborar e proferir um discurso durante a colação de grau.

Dê as boas-vindas ao público com uma linguagem séria em uma ocasião formal. Escolha as saudações adequadas, como “Boa noite, senhoras e senhores”. Em seguida, dê as boas-vindas ao evento com uma frase como “É um grande prazer receber a todos nesse lindo lugar”.

Use uma roupa confortável
Mas também é importante estar com roupas e sapatos confortáveis por baixo de tudo, para poder curtir o momento sem ter nada te incomodando. Dica de ouro, hein: as becas costumam ser bem quentes, por isso, opte por usar roupas mais frescas para não correr o risco de ficar com calor.

Roupa para convidado na colação de grau
Você precisa seguir o dess code do evento, sendo os mais comuns esporte fino ou black tie, e mesmo assim permanecer confortável durante as horas de evento. Desse modo, o convidado precisa ter em mente que ficará a maior parte do tempo sentado.

dez minutos

Um discurso de formatura de um paraninfo ou orador pode durar até cerca de dez minutos, tempo suficiente para que o orador esgote os assuntos. Os oradores devem ter em mente que a formatura é um ato solene, caracterizado pelo final de uma longa caminhada.

Primeiramente, boa noite a todos, gostaria de agradecer pelo privilégio de ser o orador de nossa turma nesta noite. Em nome dos formandos gostaria de agradecer a presença de todos que estão aqui, todos aqueles que se disponibilizaram para participar desta ocasião tão especial.

As cerimônias da colação de grau tem início pontualmente no horário definido em Calendário, independentemente de quem esteja presente. Estão projetadas para durar aproximadamente, de 90 a 120 minutos, dependendo do número de formandos.

A principal diferença entre paraninfo e patrono é que a escolha do Patrono não é obrigatória, além disso quem realiza o discurso é o Paraninfo. O patrono é uma pessoa que é admirada pela turma, seja pelo profissional que ele é ou por uma causa que ele defende.

Quantos convidados eu posso levar? Colação Oficial: depende do número de formandos, mas, normalmente, dois ou três. Quando ela ocorre online, o número de convidados é ilimitado. Colação de Gabinete: nenhum, não há uma cerimônia.

Há diversas maneiras de começar conquistando a atenção da plateia. É possível começar pelo fim, olhar para o passado, projetar um futuro, fazer uma piada ou pedir que as pessoas façam algo, por exemplo. E ilustrar seu ponto de alguma maneira, seja com uma história ou uma anedota, pode ser o melhor caminho.

O cumprimento deve corresponder sempre à formalidade da circunstância. Desde situações mais formais, quando se cumprimenta dizendo “Senhoras, Senhores”, até às situações informais, quando o cumprimento é feito com um simples “olá”.

Como se apresentar em público

  1. Treine muito e prepare-se. Estar preparado no dia da apresentação é 90% de chance de que dê tudo certo. ...
  2. Mostre sua essência. ...
  3. Olhe no olho das pessoas. ...
  4. Cuidado com a sua fala. ...
  5. Comece ou termina criando impacto. ...
  6. Controle sua ansiedade ou estresse. ...
  7. Interaja com o público.

DISCURSOS
São três os discursos obrigatórios em uma formatura: • Do orador (primeiro a discursar); Homenageados: patrono, paraninfo ou nome de turma (penúltimo a discursar); • Da Direção Geral (último a discursar).

É o patrono quem realiza a entrega do canudo a cada formando depois de conferido o grau. Todos os formandos deverão escolher UM patrono.

O vestido deve ter a elegância como destaque
Nesse dia, deixar que esses aspectos sejam explorados pelas próprias formandas é muito mais assertivo. O ideal para as mães é focar na elegância e requinte, preferindo destacar a nobreza dos tecidos, do corte e dos acessórios.