O que falar no DDS sobre EPI?

Perguntado por: agarcia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O EPI usado corretamente proporciona proteção ao trabalhador através do controle da exposição ao risco. Vejamos o exemplo do protetor auricular, ele não impede que o ruído exista, mas controla a quantidade que penetra no corpo do trabalhador. E assim, evita os danos ao organismo do mesmo.

Para garantir a saúde e proteção física do colaborador, o uso do EPI é fundamental, pois evita exposição a doenças ocupacionais e as consequências negativas geradas em caso de acidente do trabalho.

8 opções de palestra sobre EPI

  1. Como usar os EPI e EPC;
  2. Segurança como um estilo de vida;
  3. Por que usar EPI?;
  4. Acidentes de trabalho e como evitá-los;
  5. Direitos e deveres sobre os EPI;
  6. Leis sobre o uso de EPI e EPC;
  7. Riscos do uso inadequado de EPI;
  8. A importância do DDS.

Usar o EPIs certo para cada atividade, e fazer isso de modo correto; Manter os equipamentos bem preservados e sempre acessíveis; Avisar o empregador assim que o EPI ficar impróprio para uso; Seguir o treinamento e as orientações de uso e conservação dos equipamentos.

É preciso conscientizar o trabalhador sobre a importância do uso do EPI. Para isso, a transmissão correta das informações e uma cultura interna de valorização da saúde do trabalhador são as maiores armas do empregador.

Como a própria lei o define, Equipamento de Proteção Individual (E.P.I) é todo meio ou dispositivo de uso pessoal destinado a proteger a incolumidade física do trabalhador durante a atividade laboral.

Proteção da cabeça: capacetes; Proteção de mãos e braços: luvas e mangotes; Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas; Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões.

Ainda que não ocorra um acidente, a falta do EPI pode levar as pessoas a desenvolverem doenças em decorrência da função. Isso gera afastamentos, licenças, problemas psicológicos e baixa produtividade. A melhor prevenção é o uso dos equipamentos.

Saiba como motivar o seu funcionário à usar equipamentos de...

  • Realize campanhas educativas. Sim, a comunicação interna também é muito útil quando o assunto é EPI. ...
  • Invista nos treinamentos internos. ...
  • Dê incentivos. ...
  • Seja um líder exemplar.

O treinamento EPI visa capacitar o profissional a utilizar, guardar e conservar o EPI de maneira correta, desenvolvendo a conscientização quanto importância do uso para preservação da sua saúde e integridade física.

Isso porque a Norma Regulamentadora diz que o empregador deve se responsabilizar pela manutenção periódica e higienização dos EPIs, ao mesmo tempo em que impõe a guarda e conservação do dispositivo como um dever do empregado.

Sendo assim, é lícito ao empregador aplicar à devida penalidade ao empregado que se recuse a utilizar o EPI. Cabe informar que as penalidades são: a advertência, a suspensão e a demissão por justa causa.

Sem dúvidas, o Capacete de Segurança é o EPI mais conhecido e utilizado no mundo inteiro. Isso porque a cabeça é uma das áreas do corpo humano que mais precisa de proteção. Dessa forma, este EPI é responsável por oferecer proteção ao crânio do usuário contra impactos e, dependendo do modelo, choques elétricos.

O que é EPI – Equipamento de Proteção Individual?

  • Óculos de proteção;
  • Luvas;
  • Capacetes;
  • Protetores auriculares;
  • Máscaras;
  • Abafadores de som;
  • Cintos de segurança;
  • Equipamentos de segurança para alturas.

o capacete para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio. o capuz ou balaclava. a meia para proteção dos pés contra materiais perfurantes.

A aplicação de EPIs faz parte da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), alterada pela Lei Federal nº 6.514/77. Ela obriga a compra de equipamentos de proteção pela organização, distribuição gratuita para funcionários em situação de risco de acidentes e treinamento para uso apropriado dos EPIs.

11 temas para DDS para usar com seus colaboradores
Equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) Brincadeiras e riscos de acidente. Providências após acidentes e incêndios. Limpeza, organização e higiene pessoal.

Conheça 6 passos de como fazer um DDS

  1. Seja específico com o seu público. ...
  2. Trate a prevenção de acidentes de maneira positiva. ...
  3. Utilize o storytelling como estratégia. ...
  4. Adote a comunicação não violenta. ...
  5. Incentive a troca de ideias. ...
  6. Utilize a tecnologia a seu favor.

Obrigações legais
Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade. Exigir o uso correto do EPI. Fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI.

Ofereça capacitações
É essencial oferecer capacitações regularmente, visando a ajudar os trabalhadores a zelarem pela segurança. Os treinamentos podem incluir orientações relacionadas com o uso dos EPIs e sua importância e sobre como se comportar em locais que oferecem maior risco.