O que falar quando o cliente diz não?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Uma vez que você pediu para o seu cliente esclarecer o motivo dele ter dito “não”, pode ser que seja interessante você mudar a sua oferta inicial para tentar transformar esse “não” em um “sim”. Se, por exemplo, o seu cliente disse que o problema era o preço, você pode tentar melhorá-lo e fazer uma contra-proposta.

Se o cliente simplesmente parou de responder, seja em uma ligação ou em um chat, você deve encerrar o contato por falta de comunicação. Nesse caso, basta finalizar com uma frase do tipo: “Por falta de comunicação, estou encerrando este contato. Permanecemos à disposição.”

Seja honesto e transparente
Não tem como dizer não ao cliente sem sinceridade. Explique esses motivos claramente a ele, diga o porquê dessa situação, sem medos ou receios e com muita objetividade. Não enrole seu cliente, ele vai notar isso e ficar ofendido.

5 dicas para vender para quem não quer comprar

  1. 1) Entenda o porque esse consumidor não quer comprar seu produto ou serviço. ...
  2. 2) Crie uma conexão com o consumidor. ...
  3. 3) Use a técnica Rapport. ...
  4. 4) Ofereça uma solução para o problema. ...
  5. 5) Fique atento nas quatro portas e na fase de fechamento.

Vou conversar com toda a equipe e, em breve, entro em contato para informar o andamento de seu pedido. Entendo o que aconteceu e me comprometo a resolver a sua questão. Tentarei solucionar o seu problema rapidamente. Em até, no máximo, [x dias], entro em contato com uma resposta definitiva.

Apresente-se para o cliente, pergunte como ele se chama e peça para que ele conte a necessidade dele. O que fazer para atender com excelência? Para atender com excelência a regra de ouro é entender que do outro lado do balcão está um ser humano como você. Trate-o como gostaria de ser tratado.

Para responder feedbacks de clientes é preciso seguir algumas boas práticas, sendo elas: chame-o pelo nome, agradeça o comentário, seja breve na resposta, seja cordial, incentive uma ação, ofereça atendimento adequado em caso de problemas com o produto ou serviço e personalize suas respostas para cada ocasião: elogios, ...

6 dicas indispensáveis para acalmar um cliente nervoso

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.
  1. Descubra por que o cliente precisa pensar com mais calma e tempo. ...
  2. Evite deixar para enviar informações somente depois. ...
  3. Saiba como justificar o preço de seu produto/serviço. ...
  4. Ouça mais e fale menos. ...
  5. Não confronte o seu consumidor. ...
  6. Jamais empurre a venda. ...
  7. Registre tudo sobre os seus clientes.

Ficam aqui algumas dicas para dizer um "não" com elegância e assertividade:

  1. Ser amável. É mais fácil aceitar um "não" dito com suavidade e educação do que aos gritos e com maus modos. ...
  2. Agir com firmeza. ...
  3. Deixar clara a situação. ...
  4. Encontrar o momento adequado.

5 coisas que não podemos falar em um atendimento ao cliente

  • Não posso solucionar seu problema. ...
  • Você não tem razão ou você está enganado. ...
  • Não tenho/não ofereço esse produto/serviço. ...
  • Só isso mesmo? ...
  • O que você quer que eu faça?

Como fazer o cliente dizer SIM através de 3 técnicas de fechamento de venda

  1. A Primeira é o “Convite”. Talvez a mais simples de todas. ...
  2. A Segunda técnica chama-se “Diretiva”. Essa é a técnica de fechamento mais conhecida, usada pelos vendedores mais bem pagos. ...
  3. A terceira técnica de fechamento é chamada de “Autorização”.

4 técnicas de fechamento de vendas que realmente funcionam!

  1. Identificação dos sinais de compra. Antes de aplicar uma ação de fechamento, é preciso saber se esse é o momento certo. ...
  2. Oferta adicional. ...
  3. Oferta de alternativa de compra. ...
  4. Técnicas rápidas e avançadas de fechamento de vendas.

Vamos ver um pouco mais a fundo cada uma dessas questões e ainda alguns exemplos de respostas para clientes insatisfeitos a seguir.

  1. Vá além das desculpas. Pedir desculpas pelo transtorno causado é a primeira coisa que a empresa deve fazer. ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Responda ao problema. ...
  4. Não esqueça de agradecer.