O que faz a espuma do detergente?

Perguntado por: mfreitas9 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A espuma pode ser derivada do sabão, detergente, xampu, em geral de materiais orgânicos que passam por uma agitação. Elas são um conjunto de bolhas gasosas envolvidas por uma camada líquida.

“O que determina a formação de espuma de um xampu é a quantidade de sulfato presente na sua fórmula”, explica a dermatologista e tricologista Dra. Simone Neri. Ela conta que o sulfato é um tipo de sal que serve para intensificar a higienização dos fios e do couro cabeludo.

O Lauril tem função desengordurante e a propriedade de limpar a pele e levar mais espuma aos produtos de banho. É um tensoativo suave e faz parte de muitos produtos de higiêne (Creme Dental, Shampoos, Sabonetes líquidos,Creme de barbear ,etc).

A espuma química é formada com a liberação de dióxido de carbono pela reação entre sulfato de alumínio e bicarbonato de sódio em solução aquosa, que contém proteínas hidrolisadas como agentes espumantes. São espumas densas, viscosas e resistentes ao calor mas, como espalham-se lenta- mente, tem baixo poder de extinção.

Ela é rica em cloreto de sódio (NaCl, conhecido como sal de cozinha) e em sais de cálcio e magnésio. Por isso, não conseguimos obter espuma utilizando sabão na água do mar. Não pare agora...

As espumas, normalmente, são utilizadas nas confecções dos colchões, travesseiros, esponjas de banho e cozinha que são produzidos, basicamente, por duas matérias primas: o TDI (Tolueno Dissocianato de Metila) e o Poliol, ambos com aspecto cristalino e derivadas do petróleo, sendo este último mais viscoso.

Os dois principais componentes químicos são o Diisocianato de Tolueno (TDI) e o Poliol. No curso da reação também são usados estabilizadores.

Espuma líquida: Gás disperso em líquido. Exemplos: espuma de sabão e chantilly, sendo que o ar está disperso no creme de leite.

Por isso, a indústria cosmética usa químicos agressivos - como o sulfato, também conhecido como Lauril Sulfato de Sódio - para aumentar a presença da espuma nos shampoos e com isso, causar uma maior sensação de limpeza. Então, quanto mais espuma melhor? Não. A presença da espuma só dá a impressão de limpeza mesmo.

Mito! Entenda o que é a espuma e como a limpeza ocorre mesmo sem a sua formação. É comum associar a formação de espuma com o maior poder de ação do produto para limpar. Contudo, o mercado oferece diversos tipos de detergentes que produzem muita espuma, mas sem promover uma limpeza eficiente.

É Mousse capilar e nós temos claroooo.

Para que serve o lauril? Essa substância tem propriedade detergente. Com sua ação emulsificante, remove a gordura e o óleo das superfícies. Além de produzir espuma e ter efeito solubilizante.

formulação. natural que é o sódio é um coco-sulfate. gente porque que ele consegue substituir tão bem o lauril pensa assim ó o lauril ele tem carga negativa se você jogar aí no Google pesquisar qual que é a carga dele que vai ver que é um tenso ativo né um surfactante.

Glutamatos: Estes surfactantes são derivados da acilação de aminoácidos do ácido glutâmico e possuem extrema suavidade, bom poder hidratante. Apresenta excelente poder de limpeza, mesmo em águas duras (rica em eletrólitos). Exemplo: Cocoil Glutamato de Sódio (Sodium Cocoyl Glutamate).

Conheça os tipos de espuma para colchão:

  • Espumas de Poliuretano ou PU. Os colchões de espuma são comumente apontados como colchões de poliuretano, que são mais conhecidos no mercado brasileiro devido a tabela de densidade. ...
  • Látex. ...
  • Visco. ...
  • Viscoelástica gel. ...
  • Soft e Hiper Soft. ...
  • Espuma HR.
video_content

O que é a densidade de espuma
É ela quem determina quanta carga a espuma consegue suportar durante um determinado tempo, sem que aconteça uma deformação permanente. Essa propriedade pode variar de 6 kg/m³ até 100 kg/m³.