O que faz a redação de um jornal?

Perguntado por: lcrespo3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Em jornalismo, redação significa a etapa de construção da notícia na qual o texto final é escrito a partir dos dados obtidos na apuração ou reportagem.

As redações costumam ter um ou mais chefes que coordenam o trabalho de todas essas equipes, que podem se chamar secretários de Redação, editor-chefe, editor-executivo, diretor-executivo, diretor de Redação, entre outros nomes, que variam de lugar para lugar.

O redator desempenha um papel essencial na produção de conteúdo para diversos meios de comunicação, como sites, blogs, redes sociais, materiais de marketing, jornais, revistas, entre outras. Sua principal responsabilidade é criar textos que informem e engajem o público-alvo.

Quais as características de um texto jornalístico? Um texto jornalístico deve ter uma linguagem clara e simples para o facilitar o entendimento do leitor, além de apresentar os fatos de maneira direta e sucinta, evitando, assim, que o texto fique prolixo e cansativo.

O texto jornalístico (de uma notícia ou reportagem) é composto por algumas partes: título, lide, corpo do texto e imagens.

Como fazer um artigo jornalístico

  1. Pense na estrutura. O texto deve ter início, meio e fim. ...
  2. Elabore o texto. É preciso escrever de forma clara, objetiva e com uma linguagem de fácil entendimento. ...
  3. Faça sentido. Um artigo jornalístico pode conter críticas, ironia e humor. ...
  4. Releia e revise. ...
  5. Melhore sempre.
  1. Reflita sobre o tema da redação. Reflita sobre o tema que está sendo proposto. ...
  2. Desenvolva as ideias iniciais. Depois de ter organizado as suas ideias no passo anterior, o momento de escrever o seu texto se torna muito mais fácil. ...
  3. Estruture a sua redação. ...
  4. Utilize conectivos e seja coerente. ...
  5. Revise o que escreveu.

Introdução: deve apresentar uma contextualização do tema, situando, assim, o leitor dentro do cenário no qual se insere o ponto de vista apresentado. Por isso, ela deve trabalhar com as informações mais conhecidas para dar um ponto de partida para a seguinte discussão.

Chefe de redação
Esse é o cargo mais alto dentro de uma redação. O chefe de redação é responsável por coordenar todo o trabalho da redação e das funções que acabamos de conhecer, além de definir a linha editorial, ou seja, a visão e os enfoques a serem dados a cada notícia. A palavra final é dele.

Conheça as áreas de atuação do Jornalismo que estão em alta!

  • Jornalismo esportivo. Você se interessa por esportes? ...
  • Jornalismo digital. ...
  • Assessoria de imprensa. ...
  • Reportagem. ...
  • Comunicação institucional.

Responsabilidades e atribuições
Corrigir e avaliar redações, atribuindo notas de acordo com os critérios adotados. Produzir comentários, orientando os alunos sobre como melhorar sua produção escrita. Assistir a aulas.

Quem escreve jornais se chama redator.

Editor de texto
Cuida da editoria de uma área determinada de revista, jornal e portal de notícias. Alinha com o redator chefe as reportagens a serem feitas, coordena os repórteres e edita as matérias. Numa rádio ou televisão, é quem escreve os textos lidos pelos âncoras dos programas jornalísticos.

São textos que têm como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações. Assim, o emissor (escritor) dos textos informativos preocupa-se em expor brevemente um tema, fatos ou circunstâncias a um, ou vários receptores (leitor).

Esse gênero trabalha com informações e apresenta a função referencial ou informativa da linguagem. De acordo com o caráter da informação há um tipo especial de seqüências textuais.

Linguagem referencial: o foco deve ser mantido na notícia. Empatia com o leitor: a linguagem jornalística deve projetar no leitor os sentimentos daqueles que estão envolvidos na notícia. Linguagem narrativa: predominantemente há a ocorrência da narração, gênero associado aos verbos carregados de ação.

Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes. A linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, atendo-se a representar a realidade dos fatos, sem inserir julgamento pessoal.

As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas ...