O que faz o ser humano pensar tanto?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Pensar demais não é uma característica inata — como a cor dos olhos — é uma estratégia aprendida. Fazemos essa escolha consciente ou inconscientemente, como uma forma de tentar lidar com adversidades, com o que pensamos e sentimos. Então, se é assim, é algo que podemos mudar.

O egocentrismo é definido como um conjunto de ações e de comportamentos expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmos. Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica.

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas. Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

Pessoas muito ansiosas costumam ter pensamentos intrusivos, pensamentos catastróficos. É importante buscar ajuda psicológica. Quando a ansiedade se torna exacerbada (fora de controle) e afeta seus hábitos ou compromete sua vida cotidiana, o ideal é procurar ajuda profissional.

Veja isso: de acordo com um estudo feito na USC (Universidade do Sul da Califórnia), a pessoa média tem cerca de 70 mil pensamentos por dia. E, de acordo com os mesmos especialistas, 80–90% desses... Quantidade.

Os pensamentos acelerados, então, ocorrem quando a mente fica repleta de pensamentos repetitivos, intrusivos e persistentes. Dessa forma, o indivíduo encontra dificuldades em manter a calma e organizar as ideias.

Benefícios do pensamento positivo
Pensamentos e emoções podem intervir na sua saúde, afinal, estão intimamente ligados ao seu corpo. A nossa conexão de mente e corpo é muito mais poderosa do que possamos imaginar e, muitas vezes, não nos damos conta disso.

Veja na galeria de fotos 6 dicas para parar de pensar demais em problemas e assuntos desnecessários:

  1. Perceba quando você está pensando demais. ...
  2. Desafie seus pensamentos. ...
  3. Mantenha o seu foco nas soluções dos problemas. ...
  4. Reserve um tempo para refletir. ...
  5. Pratique o mindfulness. ...
  6. Mude o canal.

Pensar demais não é uma característica inata — como a cor dos olhos — é uma estratégia aprendida. Fazemos essa escolha consciente ou inconscientemente, como uma forma de tentar lidar com adversidades, com o que pensamos e sentimos. Então, se é assim, é algo que podemos mudar.

O envolvimento frequente em situações que deixam a mente agitada, além de estressada, é uma das causas da síndrome. Atividade intelectual, excesso de informações, pressão no trabalho ou no estudo e uso exagerado de celulares e de computadores são alguns dos fatores que propiciam o surgimento da alteração mental.

De acordo com especialistas, as principais características de uma pessoa com síndrome do pensamento acelerado incluem ansiedade; dificuldade para se concentrar; pequenos lapsos de memória de forma frequente; cansaço excessivo; dificuldade para pegar no sono; irritabilidade fácil; mudança de humor repentina; não ...

A mente humana é poderosa: ela possui 100 bilhões de neurônios e 100 trilhões de conexões. Apesar do ser humano usar quase todo o potencial do cérebro, apenas 10% é utilizado para a parte cognitiva. A neurociência cuida em fazer com que as pessoas consigam expandir esse setor da capacidade cerebral.

Cérebro é incapaz de fazer mais do que duas coisas ao mesmo tempo, conclui estudo. Realizar duas tarefas ao mesmo tempo é possível, mas adicionar uma terceira sobrecarrega o cérebro, revelou recente estudo publicado no periódico Science.

Usando suas medições de quando um pensamento começa e termina Tseng e Poppenk preveem que uma pessoa tenha cerca de 6,2 mil pensamentos por dia.