O que faz tremer as mãos?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

O tremor pode ser fisiológico, ou seja, normal. Ele ocorre em situações de estresse, ansiedade, nervosismo. O tremor fisiológico também aparece quando consumimos grande quantidade de cafeína por exemplo. No geral, não requer tratamento, apenas orientação.

Sinais de alerta
Os sintomas a seguir devem ser considerados preocupantes: tremores que começam abruptamente. tremores em pessoas com menos de 50 anos de idade e que não têm parentes que tiveram tremores essenciais.

Dentre as medicações utilizadas, as mais comuns são:

  1. beta bloqueadores, como o propranolol;
  2. anticonvulsivantes, como a primidona, a gabapentina, o topiramato, o fenobarbital;
  3. benzodiazepínicos, como o clonazepam;
  4. toxina botulínica para alguns tipos específicos de tremores, como tremor de cabeça e voz.

Todos nós já experimentamos algum grau de tremor em algum momento. O interessante é que nossas mãos tremem muito mais do que imaginamos. A maioria dos humanos pode apresentar um tremor nas mãos, muito discreto ocasionalmente, o que não significa problema de saúde.

Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.

Propranolol e primidona são os medicamentos de primeira escolha. A dose inicial do Propranolol é de 20 mg, três vezes ao dia, podendo ser aumentado até 240 mg ao dia, avaliando-se sempre a frequência cardíaca e as contraindicações ao uso de betabloqueadores. A primidona deve ser iniciada na dose de 50 mg à noite.

O neurologista Dr. Lauro Figueira explica que tipicamente o tremor ocorre quando o paciente assume uma postura como segurar uma xícara ou quando movimenta as mãos escrevendo um texto. “De forma geral ele é bilateral, fino, de pequena amplitude, rápido, que ocorre em qualquer idade, sendo mais comum após os 40 anos.

Nem sempre a diferenciação entre os tremor é simples. Por isso, quase sempre o neurologista especialista em distúrbios do movimento é indicado para que o paciente seja avaliado corretamente.

O tremor é um movimento involuntário, oscilatório e rítmico que costuma surgir em diferentes situações, podendo ser fisiológico, com uma reação ao frio, psicológico, como em situações de estresse e ansiedade, ou patológico, quando está associado a algumas enfermidades, como a Doença de Parkinson, o diabetes, o AVC, o ...

Tremores no corpo
Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

Os medicamentos que podem causar tremor incluem, mas não se limitam a: Lítio. Ácido valproico. Amiodarona.

Dentre seus sintomas, destacam-se os tremores nas mãos, mas a coordenação motora de todo o corpo pode ser comprometida. Apesar de não ter cura, o problema pode ser prevenido de algumas formas, o que inclui o consumo de vitamina E.

Os dois tipos de tremor incluem: Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca. Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.

Apesar de sempre ser associado a doença de mal de Parkinson, os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças.

Doença de Parkinson é um distúrbio neurológico que causa sintomas característicos, como movimentos não intencionais ou incontroláveis, tremores, rigidez e dificuldade de equilíbrio, além de alterações mentais e comportamentais.