O que faz um auxiliar administrativo comercial?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Gerar propostas comerciais com base nas orientações dos vendedores. Enviar amostras de produtos a clientes. Enviar catálogos e outros materiais promocionais para clientes. Responder e-mails para clientes – dependendo da complexidade do assunto – ou repassá-los a vendedores e outros profissionais da área de vendas.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Assistente Comercial Interno além da graduação é essencial que tenha domínio em toda a sua área de atuação, saber tomar decisões, demonstrar senso de organização, trabalhar em equipe, ser criativo, saber escutar atentamente, dominar técnicas do produto que se está ...

Qualidades: enquanto o auxiliar deve ter disposição para realizar seus serviços e noções básicas de escrita, informática e atendimento ao cliente, o assistente precisa de todas essas habilidades, de organização e de boa comunicação oral.

Em geral, esse profissional apresenta o ensino médio completo ou ensino superior em Administração de Empresas e trabalha 44 horas semanais.

Sim, é apenas isto! O auxiliar administrativo presta auxílio desenvolvendo tarefas administrativas consideradas de baixa complexidade e que não exigem muitos conhecimentos técnicos, e consequentemente, tem um piso salarial inferior ao do assistente administrativo.

A área comercial é o coração de uma empresa, responsável direta e indireta por sua operação, produtividade e crescimento. Trabalhar na área comercial é desafiador, mas pode trazer vários benefícios, inclusive financeiros, bem como projetar o profissional em uma carreira de sucesso.

As 12 principais funções da área comercial são: inteligência comercial, prospecção, vendedor, assistente, consultor, pós-vendas, atendimento ao cliente, supervisor, coordenador, gerente, diretor e sales ops.

Para tornar se um assistente comercial é necessário ter o ensino médio completo. Porém, a qualificação com cursos profissionalizantes podem proporcionar um crescimento maior na carreira.

Para trabalhar como assistente comercial, é preciso ser formado no curso superior de marketing e comunicação, ou ter alguns anos de experiência profissional nesta área.

Um cargo acima do assistente está o analista, que atua com foco em uma determinada tarefa ou grupos de tarefas específicos. É ele quem cuida da parte administrativa pensando nas atividades que estão sendo desempenhadas, a fim de garantir que as estratégias estão sendo eficientes para o objetivo da empresa.

Sendo assim, o auxiliar administrativo pode trabalhar em escritórios jurídicos, contábil e médicos, em empresas de recrutamento e seleção, escolas, hospitais, agências governamentais, empresas de logística, hotéis, shoppings, salões de beleza, entre outras possibilidades.

Financeiramente falando, o assistente administrativo pode chegar a ganhar mais do que o dobro do que o auxiliar. Segundo dados da Glassdoor, essa diferença pode ser de R$ 27 mil por ano contra R$ 13 mil.

A descrição de cargo para auxiliar administrativo se resume em: garantir suporte administrativo e operacional às demais áreas da empresa, com o atendimento telefônico, organização de arquivos, envio de documentos, gestão de planilhas etc.

Entre as tarefas do dia a dia estão: Serviços de auxílio ao controle financeiro. Estruturação e organização de arquivos de documentos. Preencher planilhas e formulários.

A área administrativa geralmente não exige conhecimentos avançados em Excel, mas como sempre falamos por aqui, quanto mais habilidades você tiver, maiores serão as oportunidades para o seu crescimento profissional. Quando um profissional da área administrativa ouve falar do Excel, logo se pensa a respeito das funções.

Já quem ocupa a função de técnico administrativo deve ter formação específica de nível técnico na área. Algumas empresas contam com plano de progressão de carreira. Nesses casos, quem entra no cargo de auxiliar administrativo pode progredir posteriormente para assistente administrativo.

Assim, o administrador é aquele que lidera a organização, com o desenvolvimento de planejamentos, ações, definição de metas e gerenciamento múltiplo dos demais setores da empresa, e o auxiliar administrativo é quem dá o suporte à administração, sendo uma espécie de braço direito do administrador.

Quais são as vantagens de trabalhar na área comercial

  • Tem melhores possibilidades de remuneração variável, podendo alcançar bons salários;
  • É a última a receber cortes ou demissões;
  • É a que mais forma diretores e presidentes.