O que faz um auxiliar criminalístico?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Executa exames em locais ou vestígios relacionados a diversos crimes contra o meio ambiente, com intuito de caracterizar sua materialidade e, sempre que possível, dimensionar os danos ocorridos.

A criminologia estuda toda a questão sociologia, antropológica, filosófica dos crimes em geral. É a ciência que estuda a questão do crime na sociedade, suas implicações, soluções para aplacar o avanço, etc. Por outro lado, a criminalística trata principalmente de aspectos relacionados ao próprio fato do crime.

Ele também tem porte de arma, carteira funcional e todas as prerrogativas do Policial Civil! Dependendo do Estado, podem existir dois cargos, o Técnico e o Auxiliar em Necropsia, como acontece na PC-RJ.

Faculdade de Direito. Com duração média de cinco anos, o curso de Direito é bacharelado, e oferece a quem deseja ser perito criminal uma base teórica sólida que vai ser útil para a elucidação de casos.

Será considerado aprovado o candidato que conseguir o mínimo de 50% de pontos em cada um dos módulos da prova. Língua Portuguesa: 20 questões; Matemática: 10 questões.

60 questões

O que será cobrado na prova de auxiliar de necropsia? Os candidatos ao cargo de auxiliar de necropsia vão passar por provas objetivas, que terão 60 questões, das quais 30 sobre Conhecimentos Gerais (20 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática).

De início, é preciso ressaltar uma diferença. Enquanto que. para técnico em necropsia, no concurso, as matérias cobradas são Conhecimentos de Anatomia e Fisiologia Humanas, para auxiliar, são Noções Básicas de Biologia e Anatomia Humanas.

Quanto a isso, a maioria dos últimos editais não têm cobrado uma idade máxima. Porém, ainda há alguns que estabelecem como limite a idade de 45 anos. Nas seleções mais recentes, o que pode ser visto como frequência é a exigência de pelo menos 18 anos completos na data da posse.

O Perito Criminal e o Investigador atuam em crimes, dos mais variados tipos. O Perito Criminal coleta todas as provas possíveis e o Investigador, como um quebra-cabeças, reúne aquilo que faz sentido dentro da investigação para municiar o delegado a realizar o inquérito policial.

Os profissionais que atuam no campo da criminologia podem ter diversas formações. Afinal, é possível encontrar desde psicólogos até engenheiros atuando nessa área. Esses profissionais costumam se especializar no campo criminal para atuar nesse nicho específico de sua profissão.

Em 1892, em Graz, Áustria, o mais ilustre e distinguido criminalista de todos os tempos, o Doutor em Direito Hans Gross (considerado o “PAI DA CRIMINALÍSTICA”) publicou sua obra: Manual do Juiz de Instrução – todos os sistemas de Criminalística; em 1893, foi impressa na mesma cidade austríaca, a segunda edição de sua ...

Criminalística e Ciência A utilização do método científico é a base da criminalística, visto que tudo que é por ela analisado, com o apoio das diversas ciências, só se presta ao laudo pericial se preencher os requisitos científicos básicos, ou seja, se utilizar métodos comprovados, possíveis de serem testados, e que ...

Bacharelado em Criminologia
Outra faculdade que tem tudo a ver com o cargo de perito criminal é a de Criminologia, que é uma das áreas do Direito. Ela tem nível de bacharelado e dura, em média, 2 anos e meio. Nesse curso, é possível aprender as motivações dos crimes e o perfil da vítima, por exemplo.

Neuza explica que a função de um técnico em necropsia é abrir um cadáver, mexer em todos os órgãos, retirá-los caso seja necessário e fechar o corpo. Enquanto isso, o médico legista ou patologista faz as análises para concluir o laudo e as causas da morte.

Para ingresso no cargo, é necessário diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, em qualquer área do conhecimento, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Dentro das provas objetivas são aferidos os conhecimentos do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa, Informática, Lógica, Biologia, Noções de Medicina Legal, Criminalística e Direito, além de Criminologia.

O perito é um auxiliar da justiça, enquanto o assistente técnico é de confiança da parte envolvida no processo, sendo indicado e pago diretamente por ela. O perito escreve o laudo e o assistente técnico, o parecer.

A faculdade de Perito Criminal tem 2 anos em média
Esse é o tempo necessário para você entender de vez o que faz um perito criminal e conhecer todas as nuances da profissão.

Existem profissionais específicos para atuar com cada função relacionada a perícia criminal, entre eles:

  • Perito criminal federal.
  • Perito criminalístico.
  • Perito criminalístico engenheiro.
  • Perito criminalístico químico.
  • Perito oficial.