O que faz uma ação subir ou cair?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

De modo geral, quando há maior oferta de ativos do que a procura, a cotação costuma cair. Em contrapartida, quando há maior demanda por parte dos compradores do que o número de ações disponíveis para a venda, o preço tende a subir.

Como tudo na economia, a oscilação de uma ação tem influência da lei da oferta e demanda: se a ação de uma determinada empresa tem maior procura, ela será mais valorizada. E o oposto também vale. Quando um volume alto de investidores passa a vender os papéis de uma empresa, ela perde valor de mercado.

A princípio, o que faz uma ação valorizar é a perspectiva de crescimento de seus lucros e dividendos. Se a empresa anuncia resultados mais fracos e o mercado precisa revisar para baixo sua estimativa de lucro do ano, isso faz com que o preço da ação oscile para baixo, e vice-versa.

O preço da ação é formado pelos investidores do mercado que, dando ordens de compra ou venda de ações às Corretoras das quais são clientes, estabelecem o fluxo de oferta e procura de cada papel, fazendo com que se estabeleça o preço justo da ação.

As empresas que estão com as ações em alta são Azul (AZUL4), YDUQS (YDUQ3), EcoRodovias (ECOR3), Cyrela (CYRE3), Banco do Brasil (BBAS3), Cogna Educação, (COGN3), MRV (MRVE3), Ultrapar (UGPA3), Embraer (EMBR3) e Petrobras (PETR4) .

Quando o Ibovespa está em alta, pode-se entender, de forma geral, que o momento é positivo para o Mercado de Capitais brasileiro, ou seja, as empresas estão crescendo, suas ações estão se valorizando e quem as contém está, provavelmente, satisfeito – bom momento para vender ativos.

Quando isso acontece, há uma diminuição na procura por ações mais arrojadas. Como consequência o preço das ações de modo geral desaba. Por outro lado, quando a macroeconomia está favorável, os investidores tendem a arriscar mais. Então eles deixam de investir em renda fixa e passam a investir em renda variável.

O cenário político é um dos principais influenciadores dos preços das ações. A razão disso é que a macroeconomia depende das decisões governamentais. Elevar ou rebaixar a taxa de juros, por exemplo, tem grandes efeitos nos mercados.

Dessa forma, um mercado de ações que funciona como termômetro para a economia e a compra e venda de produtos das principais empresas do país, vários fatores como a política, saúde e conflitos influenciam a bolsa de valores.

Conheça IOUUPAY: A solução ideal para seus boletos

  • Risco de liquidez. Liquidez é a procura ou preferência de um ativo no mercado, ou seja, quanto maior for a liquidez mais fácil será a venda desse ativo. ...
  • Risco de mercado. ...
  • Instabilidade econômica. ...
  • Quebra de empresas.

Em suma, o que realmente move o preço dos ativos no mercado financeiro são as pessoas e não o que você vê no gráfico. O comportamento e as expectativas das pessoas são as forças que influenciam o preço dos ativos, e essas forças não podem ser previstas.

Portanto, caso você tenha vendido uma ação e depois feito uma recompra no mesmo dia, o sistema considerará como um day trade, assim como sua corretora fará no momento da retenção do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). Art. 65.

Para responder essa pergunta, não há um consenso entre Analistas e Assessores de investimento de um número exato para todas as pessoas. Contudo, com o intuito de alcançar uma diversificação, a ideia é ter ao menos 10 ações de 10 setores diferentes.

P/L x P/VPA
Outro indicador bastante utilizado por investidores para saber se a ação está cara ou barata é o Preço/Valor Patrimonial (P/VPA). A diferença entre ele e o P/L é que, em vez de considerar o lucro por ação, a fórmula do P/VPA relaciona o preço da ação ao valor do patrimônio líquido (PL) da companhia.

Se durante o pregão mais investidores decidem comprar ações dessa empresa, a tendência é que quem detém essa ação a anuncie por um preço mais alto. O "preço de mercado da ação" tende a subir. Já se mais investidores decidem se desfazer da ação, a tendência é que eles rebaixem o preço para venda.

Uma das formas mais comuns de se ver se uma ação está “barata” é observar o seu P/VPA, ou seja, o preço por ação dividido pelo valor patrimonial por ação. Esse indicador mostra quanto os investidores estão pagando por cada real dos ativos residuais da empresa.

4 dicas de como escolher a bolsa ideal para seu tipo de corpo

  1. Analise a proporção da peça em relação ao seu corpo. O primeiro passo é analisar o tamanho da peça para garantir um equilíbrio visual. ...
  2. Prefira peças de tamanho médio. ...
  3. Evite bolsas que ficam abaixo dos braços. ...
  4. Busque peças versáteis.

4 sinais que indicam se uma ação vai subir

  • Os sinais que podem indicar a alta da ação:
  • Processo de correção anterior / região de suporte. O diretor da XTH Commcor ressalta que o processo de valorização das ações sempre ocorre em idas e vindas, ou ondas, como preferem os grafistas. ...
  • Sinal de Reversão. ...
  • Volume acima da média.