O que faz uma mãe pequena no terreiro?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Na ausência do pai de santo, as funções da mãe pequena são substituí-lo, além de cuidar da organização, conduzir os mediuns nos trabalhos da casa, promover ações beneficentes, distribuir as doações e atender as pessoas necessitadas.

Pai Pequeno é o mesmo que babaquequerê (Babakekerê), é a segunda pessoa na casa de candomblé. Na ausência da Ialorixá ou Babalorixá é ele que assume o comando. Está sempre presente e faz parte de todos os preceitos e obrigações.

As funções de uma Mãe de Santo em um terreiro
É uma figura de autoridade dentro de uma Casa Espiritual porque é de sua responsabilidade cuidar e orientar seus filhos de santo (também chamados de filhos de cabeça ou filhos de corrente).

Nanã, Iemanjá, Oxum, Iansã, Obá e Ewá são Yabás, que em iorubá pode ser traduzido como mãe, senhora, a que alimenta os filhos. Suas histórias e características reforçam a cultura africana, e apresentam diversas nuances do feminino.

Para saber quem realmente é o seu Pai ou Sua Mãe de Cabeça, é necessário ter em mãos, com absoluta certeza a data de nascimento da pessoa. De posse destes dados, dia, mês e ano, fazer a soma individual de cada número.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

denominação os termos pai ou mãe-de-santo, que remetem à organização hierárquica da família-de-santo. Pais e mães-de-santo são responsáveis pelo nascimento dos iniciados e de seus orixás donos de suas cabeças. Assim, sua autoridade deve ser respeitada por todos os seus filhos-de-santo.

Pode ser comida, mas também um monte de outras coisas: tem quizilas que proíbem a pessoa dormir fora de casa, de usar chinelos, de sair à meia-noite, de fazer festa... (Depoimento de Genivaldo, pai de santo).

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Os rituais do candomblé são realizados em locais de culto denominados terreiros, liderados por um pai ou mãe de santo. Durante as cerimônias, chamadas de toques, os participantes cantam e dançam, e os filhos-de-santo incorporam os orixás.

A primeira beneficiada com a nova medida é a mãe-de-santo Benedita Maria do Nascimento, 67, a Nitinha de Oxum. Ela nunca contribuiu para a Previdência. Mãe Nitinha de Oxum passará a receber um salário mínimo (R$ 151) por mês.

Contudo, uma maneira simples de saber se você está apto para entrar na Umbanda, é falar com um pai ou mãe de santo, afinal esses guias podem te ajudar a se direcionar em alguma linha da umbanda e seguir o que é mais adequado para você.
...
Como saber se estou apto?

  1. história;
  2. cultura;
  3. ensinamentos;
  4. dogmas.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

A mãe é quem oferece o cuidado, o carinho, o aconchego, o acolhimento e a atenção às necessidades do bebê”, diz. “Com uma mãe cuidadosa o adulto se torna mais cuidadoso com sua saúde física e mental. São pessoas que se valorizam, pois foram valorizados, conseguem amar, pois foram amados explica a Ana Grasso.