O que fazer com 600 pontos no Enem 2023?

Perguntado por: dpacheco . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Com a nota obtida no exame, o candidato pode concorrer a vagas em universidades públicas e privadas de todo o país. Além disso, também é possível utilizar a nota do Enem para entrar em universidades estrangeiras.

A nota do Enem 2023 é o seu passaporte para ingresso em faculdades e universidades públicas e privadas.

Segundo o levantamento do Guia da Carreira, a nota de corte de Medicina no Prouni é de 763 pontos. A menor pontuação registrada em algumas das principais universidades particulares do país em 2021 foi de 722,24 e, a maior, de 746,50. Entretanto, já aconteceu em algumas edições da faculdade exigir 814 pontos.

Francinaldo Guedes Pereira

Ao acessar o espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, o estudante paraibano Francinaldo Guedes Pereira, de 16 anos, descobriu que tirou 600 pontos na redação mesmo após ter escrito uma brincadeira sobre a data do aniversário dele.

Já a menor nota de corte é 728,93 do curso de Ciências Exatas, de São Carlos. Os candidatos têm até às 12h de amanhã (15) para alterar as opções de curso no sistema do Enem USP.

Maria Fernanda Simionato de Lemes

Maria Fernanda Simionato de Lemes, 21 anos, já havia alcançado 960 em três provas. Se depender da nota obtida na redação do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2023 será o ano em que Maria Fernanda Simionato de Lemes conquistará a almejada vaga em Medicina em uma universidade federal.

Cada prova vale 1.000 pontos.

Desse modo, o Enem pode proporcionar ingresso numa universidade federal, bolsa de estudos ou até financiamento estudantil. É possível, por exemplo, utilizar a nota da prova em processos seletivos, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos).

A primeira exigência para se inscrever no Sisu é ter feito a edição mais recente do Enem. De modo geral, o Sisu não exige uma nota mínima nas provas. Para se inscrever basta ter nota superior a zero na redação.

Confira dez possíveis temas de redação do Enem 2023:
Escalada da violência escolar na sociedade brasileira. Racismo no futebol. Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Déficit habitacional no Brasil.

De acordo com especialistas, para obter uma pontuação aproximada de 600 pontos é necessário: Acertar pelo menos 25 questões em cada uma das quatro provas objetivas: Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática. Fazer acima de 680 pontos na Redação.

Para concorrer a uma vaga em uma graduação de Medicina, o estudante precisa ter tirado acima de zero na redação. Atualmente, a nota média de corte para Medicina pelo Sisu é de 812 pontos. A maior nota é de 920 pontos, e a menor, 772 pontos.

Portanto, para tirar 900 pontos no Enem, é necessário acertar em média 45 questões em cada uma das quatro áreas de conhecimento, além de fazer uma excelente redação.

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Medicina costuma ser a carreira mais disputada do SiSU. A menor nota de corte de Medicina do SiSU 2023/1 é 767,35. O curso é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Na instituição, situada em Mossoró (RN), estão sendo ofertadas 40 vagas, sendo 20 em ampla concorrência e outras 20 para o sistema de cotas.

Matemática, Física, Química e Biologia. Essas são as disciplinas cobradas no segundo dia do Enem – e as matérias que costumam dar mais dor de cabeça para os estudantes que têm dificuldades com cálculos ou que preferem as Humanidades.

Com 600 pontos no Enem é possível cursar cursos como Psicologia, Enfermagem, Engenharia, Direito e outros cursos no SiSU e no ProUni. Confira! Redação do Encceja: veja como fazer.

Cerca de 35% dos participantes atingiu entre 500 e 600 pontos e 33% ficou na faixa entre 400 e 500. Apenas 1,3% ficou com nota inferior a 300 pontos e 2,1% tiveram as maiores notas – entre 700 e 800 pontos.