O que fazer diante de zombaria?

Perguntado por: rilha9 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Passos

  1. Pergunte-se se fez algo novo ou que tenha chamado atenção recentemente. Boas notícias ou um bom desempenho inspiram as pessoas a rir com você em vez de rir de você.
  2. Olhe para a situação. ...
  3. Pense em qualquer predisposição que você tem para achar que as pessoas estão zombando de você.

Zombar significa fazer zombaria, ou seja, fazer manifestação intencional com atitudes malévolas, irônicas ou maliciosas, com o intuito de debochar, de fazer chacota, de levar ao ridículo, de rir de alguém ou fazer pouco caso.

Normalmente, as pessoas zombam do que não entendem ou devido às próprias inseguranças. Descubra por que uma pessoa ou um grupo está rindo de você para se tranquilizar mais. Alguém pode zombar por não entender nada da sua vida.

Use tudo que foi dito ao seu favor. Isso o irá ajudar a preparar uma resposta boa o suficiente para envergonhar seu adversário! Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso".

Significado de Zoar
verbo bitransitivo e intransitivo Falar algo para fazer rir; caçoar de algo ou de alguém: o professor estava zoando os alunos da sala; meu irmão vive me zoando!

Significado de Zoado
Zoado vem do verbo zoar. O mesmo que: escarnecido, gozado, gracejado, implicado, mangado, mofado, motejado, ridicularizado, zumbido.

1 – mantenha um temperamento calmo. A pior coisa a fazer é responder ao comportamento de uma pessoa debochada e mostrar que ela conseguiu atingi-lo. Se estiver lidando com uma criança, seja um exemplo de maturidade e não responda com raiva, principalmente se a criança for seu filho.

Frases de deboche para status com indiretas cheias de classe. Eu só gostaria de paz para não precisar explicar as coisas às pessoas que deveriam saber mais que eu. A vida é muito curta pra fingir que gosto de pessoas que não dou a mínima. Se quiser me dar um presente bem bom, me presenteie com o seu silêncio.

Quem ridiculariza, debocha e ironiza o outro, é gente pouco desenvolvida e quase sempre teve uma infância obscura, uma criação mal conduzida e, principalmente, falta de carinho e afeto por parte de seus tutores.

“Quem corrige o zombador traz sobre si o insulto; quem repreende o ímpio mancha o próprio nome. Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará. Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber.

Quando o zombador é castigado, a pessoa inexperiente ganha sabedoria; quando o sábio recebe instrução, obtém pleno conhecimento. Quando o escarnecedor é castigado, o simples torna-se sábio; e, quando o sábio é instruído, recebe o conhecimento.

“Quando se manda embora o zombador, a briga acaba; cessam as contendas e os insultos. Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei” (Pv 22.10,11 NVI).

Rir é um fenômeno natural das emoções, de fato depressivos também dão risada, as vezes uma pessoa que ri muito também pode ser um depressivo que tenta mascarar a sua própria dificuldade de lidar com a tristeza.

Rir do nada, em momentos de tensão e estresse emocional é uma tentativa do nosso corpo de nos ajudar, criando uma sensação mais leve, aliviando a tensão do momento. Quando rimos, liberamos endorfina, hormônio que nos relaxa e diminui a dor. Se ocorre somente nestes momentos e sem excesso, não é motivo de preocupação.

Experimente algumas das seguintes técnicas:

  1. Finja que não ouviu a provocação e continue falando sobre o que estava conversando anteriormente.
  2. Mude o assunto à força. Quando for provocado, aja como não se importasse e converse sobre outra coisa qualquer. Você tirará a força do provocador.

Dicas

  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar.

Tire sarro da atitude da pessoa.

  1. Se alguém chamar você de feio, responda com algo como: "Olha, feiura, qualquer maquiagem resolve. Agora, esse seu jeito escroto de ser, nem renascendo".
  2. "Se fosse possível comer maquiagem, talvez você pudesse se tornar uma pessoa mais bonitinha por dentro".

Zoeira é um substantivo feminino na língua portuguesa, referente aquilo que é uma desordem, como uma gritaria ou um excesso de alvoroço e confusão. A palavra zoeira ainda pode ser utilizada para denominar algo que se faz com a intenção de ser engraçado.

Confusão; distúrbio da ordem. Ação ou efeito de zoar, fazer um ruído grande. Etimologia (origem da palavra zoada).

Zoar é também muito usado como gíria, significando o ato de fazer troça de alguém ou de se divertir muito, sendo também sinônimo de troçar, zombar, debochar, caçoar, brincar, entreter-se, foliar e farrear. Zoar pode significar ainda o ato de anarquizar, badernar e bagunçar, fazendo desordem e confusão.

Veio do Francês dérision, “zombaria, escárnio” do Latim deridere, formado por de- mais ridere, “rir”.