O que fazer em caso de edema?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

A contusão óssea/edema pode demorar pouco tempo como duas semanas ou até um ano para cicatrizar.

O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar.

O tratamento do edema pulmonar também pode incluir medicações para reduzir a pressão de sangue que entra e sai do coração. A nitroglicerina é usada no tratamento do edema pulmonar para reduzir a pressão de sangue que entra no coração.

Atividades físicas ajudam a desinchar. A malhação estimula a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, o que evita a formação de edemas. A planta bastante comum é usada por sua poderosa ação diurética e depurativa.

Sintomaticamente, os edemas podem ser tratados com medicamentos diuréticos. Se o edema tiver como causa o uso de medicamentos, o paciente e o médico devem considerar a possibilidade de ajustar suas doses, substituí-los ou suspendê-los.

Por isso, um processo inflamatório é desenvolvido que leva ao edema. O tempo de duração do inchaço varia em cada caso, mas em geral é possível afirmar que costuma desaparecer entre duas a quatro semanas.

Quando a mácula é afetada – parte do olho responsável por uma visão nítida e clara -, o edema macular pode ter um impacto importante na qualidade visual do paciente e impedi-lo de reconhecer rostos, dirigir ou realizar outras atividades de precisão, como ler, costurar etc.

O edema do tipo inflamatório é aquele em que se dá por aumento da permeabilidade vascular, em resposta à liberação de citosinas inflamatórias. Essas substâncias têm capacidade de vasodilatação e formação de resposta inflamatória tecidual.

Furosantisa 20mg, caixa com 5 ampolas com 2mL de solução de uso intramuscular ou intravenoso (embalagem hospitalar)

O edema pode ser generalizado, quando ocorre por todo o corpo, ou localizado, quando se limita a uma região. Ele pode ocorrer em qualquer parte do nosso organismo, sendo comum na região de pernas e pés. Em alguns casos, o edema pode ocorrer nos pulmões, fígado e cérebro, sendo mais grave nessas ocasiões.

Nos estágios iniciais do linfedema, quando o edema é leve e, na maioria das vezes podemos controlar através de tratamentos que estimulam o fluxo linfático, como: uso de meias de compressão; exercícios miolinfocinéticos e aeróbios; elevação do membro afetado.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Este medicamento é indicado nos casos de:
Hipertensão arterial leve a moderada; Edema (inchaço) devido a distúrbios do coração, do fígado e dos rins; Edema (inchaço) devido a queimaduras.