O que fazer para aumentar a ATP?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

Durma bastante. A pesquisa sugere que um sono de qualidade pode aumentar os níveis de ATP. Os níveis de ATP aumentam nas primeiras horas do sono, especialmente nas principais regiões do cérebro que ficam ativas durante as horas de vigília. Se você não consegue dormir por causa de insônia, tente dormir menos.

O cochilo de 20 minutos limpa o cérebro de uma molécula chamada adenosina, maximizando o estado de alerta, segundo Allen Towfigh, diretor médico do New York Neurology & Sleep Medicine.

Fontes: carnes de todos os tipos, laticínios e ovos. - Vitamina A - Está relacionada com o aumento dos níveis do fator de transcrição mitocondrial, sendo essa uma ação fundamental para a eficiência da organela. Fontes: óleo de fígado de bacalhau, fígado, queijo cottage, manteiga, mariscos, ovos, ostras.

Esse composto químico também é conhecido por auxiliar na saúde dos músculos, pois contribui para a recuperação muscular após os exercícios - combate a fadiga, fraqueza, reduz as dores e garante mais energia para o corpo.

Bananas

1. Bananas. As bananas podem ser um dos melhores alimentos para te dar energia. Elas são uma excelente fonte de carboidratos complexos, potássio e vitamina B6 – todos os quais podem te ajudar a aumentar sua energia.

B12

Vitaminas do complexo B, em especial a B12, estimulam as células a produzirem energia. Mesmo que não seja possível afirmar uma correlação entre uso de suplementos de B12 e ganho de performance, é comprovado que a deficiência dessa vitamina provoca fadiga muscular e cansaço.

Suplementos para ajudar na energia e disposição

  • whey protein;
  • creatina;
  • vitamina C;
  • vitamina D;
  • cafeína;
  • vitaminas do complexo B.

Vamos começar por dicas práticas de como ter mais energia e disposição o dia todo e todos os dias, veja as nossas recomendações:

  1. Beber bastante água. ...
  2. Acordar cedo dá mais disposição e energia. ...
  3. Alimentação saudável e balanceada. ...
  4. Momentos de lazer. ...
  5. Cuidados com a saúde mental. ...
  6. Adote uma rotina antes de dormir.

Sinais de que você está carregado de energia negativa

  1. Você se sente sempre cansado. É claro que se sentir cansado, às vezes, é comum. ...
  2. Você está adoecendo com muita frequência. Um dos importantes reflexos da energia negativa acontece no corpo. ...
  3. Você está impaciente sem motivo aparente.

Se sentir cansado ou com pouca energia pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.

O sistema aeróbio é particularmente adequado para a produção de ATP durante o exercício prolongado tipo resistência (endurance). Nesses tipos de exercícios, o principal fornecedor de ATP é o sistema aeróbio.

Ele pode ser encontrado em alimentos como espinafre, couve, arroz integral, aveia, peixe, beterraba, batata, banana e abacate.

Para formar o ATP as células recorrem à fermentação ou a respiração celular. Existem dois tipos de fermentação, ambas produzem apenas 2 moléculas de ATP e geralmente ocorrem em microrganismos (bactérias e fungos). Porém, a fermentação também ocorre em células humanas, como as musculares (fermentação láctica).

A “dieta mitocondrial” inclui a adesão à dieta cetogênica, que é rica em gorduras saudáveis, moderada em proteínas e baixa em carboidratos. Ela se baseia no fato de que, sempre que a quantidade de carboidratos estiver baixa ou inexistente, o corpo tem habilidade para converter gordura em corpos cetônicos.

As mitocôndrias são organelas celulares presentes praticamente em todas as células eucarióticas e responsáveis pelo processo de respiração celular. Elas são encontradas em maior número em células e nas regiões celulares em que há maior gasto energético.

Outras frutas que possuem polifenóis: laranja, morango, uva, açaí, amora, mirtilo, kiwi, acerola, cereja e jabuticaba.

Movimente-se fazendo treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), que ajudam a aumentar a produção de energia pela mitocôndria e ajudam a prevenir danos mitocondriais. Quando você faz esse tipo de exercício, ele não só ajuda na resistência muscular, mas também aumenta o número de mitocôndrias que os impulsionam.

Pesquisa mostra que a administração oral de coenzima Q10 é capaz de reduzir a sensação de fadiga e aumentar o desempenho físico durante exercícios; Atenuar os sintomas da fibromialgia: estudo mostrou a relação entre suplementação com CoQ10 e a redução dos sintomas de fibromialgia, como dor, ansiedade e depressão.

Tomar a coenzima Q10 por via oral parece reduzir os sintomas das miopatias mitocondriais. No entanto, a melhora dos sintomas é lenta. Algumas pessoas precisam tomar a coenzima Q10 por 6 meses para obter o máximo benefício.