O que fazer para aumentar o nível de ferro no sangue?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

A cafeína prejudica a absorção de ferro --e também de cálcio e vitamina C.

Limão, brócolis e couve. Assim como as opções anteriores, o suco de limão, brócolis e couve é uma ótima opção para quem quer adicionar mais ferro e vitaminas ao seu organismo. O brócolis, por exemplo, é um legume rico em vitamina B5. Enquanto isso, a couve é rica em clorofila e ferro.

A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada.

normais: < 200 ng/mL para mulheres na pré-menopausa e < 300 ng/mL para homens; limite superior a normalidade: < 200 a 300 ng/mL para mulheres na pós-menopausa; acima de 1000 ng/mL: o indivíduo deve ser encaminhado a um especialista, como hematologista, endocrinologista ou gastroenterologista.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

Frutas como limão, tangerina, laranja, morango, abacaxi, caju, acerola e maracujá são ricas em vitamina C, o que ajuda a aumentar a absorção de ferro nos alimentos.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Os feijões, nos seus mais variados tipos, ocupam o topo da lista dos vegetais fonte de ferro. A maioria dos feijões contém aproximadamente 5mg de ferro a cada 100g.

agrião

Em geral, os vegetais verde-escuros são ricos em ferro, como é o caso do agrião, que tem 3,1mg do mineral em 100g. Nessa quantidade, o agrião bate em ferro até mesmo o espinafre (0,4mg), a couve (0,5mg) e o alface (0,4mg).

Um café da manhã rico em ferro ajuda a prevenir a anemia. Aposte em um omelete com folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula, agrião! Esses são alimentos fontes de ferro e vitamina C. Se você gosta de frutas nesse horário, é uma ótima ideia complementar com as cítricas, como laranja e abacaxi, ricas em vitamina C.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro. Por outro lado, o sumo de citrinos ou alimentos ricos em vitamina C (cenouras, couve-flor ou repolho) melhoram a sua absorção.

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.

De maneira geral, diversos estudos indicaram que a suplementação com ferro bisglicinato quelato é superior ao sulfato ferroso na correção da anemia e aumento das reservas de ferro do organismo, além de causar menor incidência de efeitos colaterais que poderiam reduzir a adesão do paciente ao tratamento.

carnes

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

O Leite de Cabra Caprilat é rico em ferro
O Leite de Cabra não só é rico em ferro como também aumenta o seu uso nutricional. Ou seja, ele melhora a habilidade do corpo de digerir e absorver este mineral. Além disso, ele estimula a regeneração da hemoglobina, que sofre uma diminuição em casos de anemia.

Como aumentar o ferro/ferritina?

  1. Carnes vermelhas.
  2. Vísceras (fígado, coração…)
  3. Feijão;
  4. Gema de ovo;
  5. Beterraba e Vegetais verde escuros (agrião, rúcula, espinafre, brócolis).

A deficiência de ferro é uma condição perigosa para a saúde do organismo. O ferro é um nutriente essencial para a manutenção da vida, uma vez que atua principalmente na produção de glóbulos vermelhos do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

A deficiência de ferro é diagnosticada quando o ferro sérico está abaixo de 30 miligramas por decilitros, a saturação de transferrina está abaixo de 16%, e a capacidade total de ligação de transferrina está acima de 250-390 microgramas por decilitros (COSTA, 2015).

Sintomas de ferritina baixa
Em algumas poucas situações, níveis diminuídos dessa proteína podem causar cansaço, queda de cabelo e sensação de pernas inquietas. Se a ferritina baixa estiver ainda associada à anemia ferropriva, o indivíduo pode ter sintomas como cansaço, palidez, falta de ar e tontura.