O que fazer para conseguir horas complementares?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Outro jeito de conseguir horas complementares é participando de congressos, palestras, workshops e simpósios relacionados com a sua futura área de atuação. Para isso, vale pesquisar os principais eventos que acontecem na sua cidade (ou em outra que você possa comparecer) e marcar na agenda.

Existem várias maneiras de conseguir as horas complementares. Entre as principais, se destacam: Realização de estágios. Participação em palestras, seminários, congressos, monitorias e outros eventos do setor.

As atividades complementares são, assim, compostas por experiências em: participação em seminários, congressos e encontros culturais; colaboração na organização de eventos; participação em pesquisas, com ou sem bolsa de iniciação científica; atuação em projetos de ação comunitária ou em atividades artísticas; estágios ...

A comprovação da realização da atividade deve ser feita com a apresentação de um atestado do professor orientador, indicando data de início e término da atividade e respectiva carga horária, e um relatório feito pelo aluno descrevendo as atividades realizadas durante a monitoria, pesquisa de iniciação científica ou PET ...

As atividades complementares são divididas em dois grupos: as realizadas externas à faculdade e aquelas que são feitas dentro da própria instituição. Os exemplos de atividades complementares externas incluem os estágios não obrigatórios, os cursos de extensão, os congressos, as conferências e os workshops.

160 horas

Cursos regulamentados
Está estabelecida a duração mínima de 160 horas, no § 1º do Art. 3º do Decreto nº 5.154/2004, alterado pelo Decreto nº 8.268/2014.

Nos cursos superiores ministrados em regime presencial, a frequência mínima exigida aos alunos é de 75% das aulas e atividades programadas. Esse percentual deve constar do regimento e do estatuto. Quanto ao número de dias letivos, conforme a LDB, o ano letivo regular tem no mínimo 200 dias letivos.

AC= Ampla Concorrência, candidatos que não se enquadram em nenhum dos tipos de vagas reservadas mencionados abaixo, ou aqueles que, mesmo atendendo aos requisitos exigidos em Lei, optarem por não concorrer às vagas reservadas.

Os 7 sites de palestras com certificados

  • Portal Educação;
  • UniEducar;
  • EPD Online;
  • IOB Concursos;
  • Congresse.me;
  • FAJON;
  • Converger.

1. Coursera. Essa é uma plataforma bastante conhecida e que cada vez mais vem ganhando adeptos no Brasil. Segundo os números do próprio Coursera, são mais de 2690 especialidades de cursos, com foco principal em áreas como marketing, design, empreendedorismo, história ou desenvolvimento pessoal.

De acordo com o MEC, todos os cursos de bacharelado, com a modalidade presencial, o estágio e as horas complementares não podem exceder a 20% da carga horária total do curso.

5 cursos complementares para fazer durante a faculdade

  • Cursos de línguas. Cursos de línguas são fundamentais para o sucesso em todas as áreas profissionais hoje em dia, independentemente da área de atuação. ...
  • Cursos de informática. ...
  • Cursos de oratória. ...
  • Cursos de PHP ou Java. ...
  • Cursos preparatórios.

O período matutino começa às 6h da manhã e segue até o meio-dia, mas as aulas da faculdade geralmente não começam tão cedo. Podem ter início lá pelas 7h ou 7h30 e seguir até a hora do almoço, encerrar antes ou até mesmo depois, por volta de 13h ou 13h30. Tudo vai depender da instituição de ensino.

As horas complementares — também chamadas de atividades extracurriculares — têm como principal objetivo ampliar a visão escolar do estudante sobre sua área de atuação. Elas foram instituídas pelo MEC (Ministério da Educação) e fazem parte da carga horária obrigatória que deve ser cumprida ao longo do curso.

No entanto, caso seja matriculado ou tenha concluído curso não reconhecido pelo MEC, o diploma não será expedido. Não há possibilidade de outra instituição reconhecê-lo, segundo a jurisprudência.

Em geral, a duração mínima exigida pelo Ministério da Educação é de 2.400 horas, enquanto graduações mais longas chegam a 7.200 horas.

Os cursos de formação continuada podem ser desenvolvidos nas modalidades de cursos de extensão, com carga horária de 30 a 120h; cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; e cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h.