O que fazer para corrigir a pisada?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Para corrigir a pisada supinada, é recomendado o uso de palmilhas e sapatos sob medida, que conseguem realinhar a pisada por meio de correções específicas, redistribuindo as pressões no pé e alinhando todo o membro inferior.

Para muitas pessoas pode até parecer bobagem, mas pisar torto é algo muito sério e pode trazer sérias consequências ao organismo. É preciso ficar atento ao tipo de pisada para evitar incômodos, sendo que os principais pontos afetados são joelhos, quadril, articulações e coluna vertebral.

Saiba como identificar o seu tipo de pisada
A maneira mais simples é observar o desgaste na sola do seu sapato. Se ele for uniforme, sua pisada é neutra. Caso a parte interna esteja mais desgastada, a pisada é pronada. Mas, se for a parte externa, provavelmente seu tipo de pisada é a supinada.

Salvo raras exceções, andar com os pés para dentro é uma situação que não precisa de nenhum tratamento especial, como palmilhas, fisioterapia, sapatos ortopédicos, aparelhos noturnos, faixas elásticas anti-rotatórias, twister cable (prática abandonada em muitos países do mundo) ou gesso.

Pisada Neutra
Considerada uma das mais comuns, abrangendo cerca de 45% da população, conforme o próprio nome diz, representa o tipo de pisada na qual a força é distribuída de maneira igualitária.

Há aquelas pessoas que pisam torto, por uma questão comportamental, mas em boa parte dos casos a pisada errada pode estar relacionada a anomalias do pé ou ao tipo de pisada que cada pessoa tem. O tipo de pisada que tempos, por exemplo, influi no tipo de tênis que devemos escolher para realizar nossas atividades.

O mais importante é tratar logo que a criança nasce, com o uso de gessos, como alertaram o ortopedista Henrique Sodré e a pediatra Ana Escobar. Os gessos são trocados de 4 a 8 vezes semanalmente e algumas crianças já conseguem resultados – no entanto, a maioria dos casos exige cirurgia.

Para realizar o teste da pisada é usado um baropodômetro, equipamento que dá nome ao exame. Nele há sensores para a captação das imagens computadorizadas, onde são identificados os principais aspectos do pé e pisada. Como já explicado, o exame aponta a forma como os pés recebem e distribuem a carga do corpo.

Calçados e palmilhas para pisada pronada
Nesse caso, invista nos modelos desenvolvidos especialmente para você e com palmilhas confeccionadas com elevações na parte interna. Eles ajudam na estabilidade, oferecendo amortecimento na lateral externa (na região dos calcanhares) e também na parte plantar interna.

Ao ter pisada pronada, há maior desenvolvimento da musculatura do lado externo da parte inferior da perna. Ou seja, tanto panturrilhas quanto o joelho podem sofrer com a maior concentração de força nessa região. Além disso, a pisada pronada pode levar ao enfraquecimento da musculatura mais interna da perna.

Pousar no meio do seu pé primeiro no chão é a maneira mais segura de pisar corretamente, dessa forma é um elemento importante da corrida para você que está preocupado em como correr corretamente. Evite golpear o chão com o calcanhar. Além disso, seu pé deve pousar abaixo de seus quadris – não na frente do seu corpo.

Se for necessário ficar muito tempo em pé, aconselha-se utilizar um pequeno suporte (mais ou menos do tamanho de um tijolo) para colocar alternadamente sob os pés. Em frente à pia do banheiro e ao fazer a cama, dobre os joelhos. Ao varrer ou aspirar pó ou em movimentos semelhantes, evite “torcer” a coluna.

Pise com a parte média do calcanhar para absorver o impacto inicial gerado pelo peso do corpo. O joelho deve estar ligeiramente flexionado, relaxado e à frente do tronco. Essa ligeira flexão alivia a pressão nas articulações, permitindo que os músculos do quadril e da perna absorvam o impacto.

A pisada supinada é a de quem pisa pra fora, ou seja, projeta a carga corporal para a lateral externa dos pés, possui a pisada supinada.

A pisada neutra é aquela que começa com o impulso no calcanhar e termina na planta do pé, ou seja: é a pisada na qual o pé toca o chão de maneira uniforme, distribuindo o peso de maneira equilibrada. Na hora de escolher um tênis de corrida, a pessoa com pisada neutra precisa de um calçado que possua amortecimento leve.

O pé torto posicional pode ser corrigido mediante imobilização das articulações com gesso e uso de fisioterapia para esticar o pé e o tornozelo.

Olá, boa tarde, a órtese indicada ela ajuda muito, principalmente a noite onde os músculos entram em estado de relaxamento. Mas, a fisioterapia vai melhorar toda a questão de encurtamento e melhora postural, com certeza a fisioterapia junto com a órtese é o melhor caminho.