O que fazer para diminuir a mucocele?

Perguntado por: rboaventura4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A mucocele é um problema autolimitado. Isso significa que se resolve sozinho, sem a necessidade de qualquer intervenção para solucioná-lo.

A mucocele pode desaparecer rapidamente em poucos dias ou até mesmo levar anos para que a saliva em seu interior se dissipe por completo. Por isso, se perceber que a bolha já persiste por mais de sete dias, é importante procurar um especialista.

Se for apenas um inchaço labial, aplique gelo para ajudar a diminuí-lo. Se a pele estiver cortada, lave as mãos e aplique uma compressa limpa e fria para estancar a hemorragia.

Quando isso ocorre, a qualidade de vida do paciente acaba ficando comprometida. A mucocele deixa de ser tão inofensiva para ganhar ares severos, atrapalhando, inclusive, na fala e na mastigação do paciente. Sem falar do desconforto que causa como um “corpo estranho” na boca.

O dentista especializado neste tipo de lesão é o Estomatologista. Portanto, ele deve ser o profissional procurado para avaliar a mucocele e indicar ou não a necessidade de cirurgia.

A mucocele também pode ser chamada cisto mucoso. Ela é caracterizada pelo acúmulo de líquido salivar dentro de uma bolha em regiões como a boca, a língua, o interior das bochechas e os lábios (normalmente, o inferior).

A mucocele através do fenômeno de extravasamento de muco apresenta superfície regular com coloração ou transparência azulada, tendo uma localização mais superficial e seu diâmetro varia de uns poucos milímetros a uns poucos centímetros.

Mucocele por extravasamento: caso mais recorrente, que pode surgir entre os 10 e 30 anos de idade devido a complicações em cirurgias dentárias, mordidas repetitivas ou uso de aparelhos ortodônticos; Mucocele por retenção: caso mais raro, que pode aparecer em pessoas cima de 40 anos devido a obstruções nas glândulas.

Quando aparecem nos lábios, na língua, no palato mole – a parte de trás do céu da boca, ou na mucosa jugal – a parte interna das bochechas são chamadas de mucocele. Já quando aparecem no assoalho da boca, embaixo da língua, são as rânulas.

Conhecido pelo seu poder de cicatrização, o extrato de própolis é uma ótima opção de tratamento caseiro para herpes labial. Com propriedades antivirais e regeneradoras, o ingrediente atua impedindo o crescimento das lesões, diminuindo o tempo de duração das feridas.

Usar compressas frias no local das bolhas, por exemplo, acalma e muito os sintomas, reduzindo a inflamação e despigmentação. Por isso, aplicar um cubo de gelo ao primeiro sintoma de pode fazer com que não tenha tantas dores, diz a plataforma.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

A lesão varia de poucos milímetros a alguns centímetros e é indolor. É comum se romper espontaneamente ou ser furada pelo paciente.

Em geral, bolha labial é sinal de herpes. Ela costuma aparecer de forma discreta abaixo do lábio, podendo ainda ter a aparência de ferida. O contágio se dá de diferentes modos, tais como durante o beijo ou por meio do uso de objetos compartilhados (copo, talher e toalha).

Esse nódulo pode ser causado por um abscesso da gengiva, de um dente ou por irritação. Mas, como alguns tumores anômalos no interior ou ao redor da boca podem ser malignos, os tumores devem ser examinados por um médico ou dentista imediatamente.

O diagnóstico de mucocele é clínico e na anamnese deve-se investigar um trauma prévio (5). O profissional deve ficar atento aos diagnósticos diferenciais como hiperplasias fibrosas, papiloma focal, lipoma ou fibroma (1).

Mucocele é uma lesão benigna comum da mucosa oral e que se origina de glândulas salivares. O termo “cele” provém do grego kele e pode significar tumor, hérnia, ou tumefação, sendo especialmente empregado para denominar cavidades vazias, concavidades com a ideia de câmaras ou flutuações.

Na maioria dos casos, a tendência é que a lesão se desfaça sem que seja necessária nenhuma intervenção do dentista. Isso porque o canal que sofreu a lesão tende a cicatrizar. Então, a mucocele geralmente rompe, eliminando o líquido do seu interior. Dessa maneira, a área afetada volta ao normal.

O cisto do ducto salivar é uma cavidade delimitada por epitélio que surge a partir do tecido da glândula salivar. Ao contrário das mucoceles comuns, é um cisto de desenvolvimento verdadeiro delimitado por epitélio que é separado dos ductos salivares normais adjacentes.

Trata-se de um acúmulo de saliva em tecidos próximos aos ductos da glândula saliva, devido a lesões na glândula e/ ou nos ductos, levando ao extravasamento do conteúdo produzido e à inflamação da região afetada. As glândulas mais afetadas são as glândulas salivares mandibulares e sublinguais.

Mucoceles são cistos mucosos relacionados com a obstrução ou trauma das glândulas salivares menores. Preferencialmente, estão localizadas no lábio inferior, palato mole, região retromandibular e mucosa oral.

Continuar lendo Pode furar a mucocele?