O que fazer para engravidar mais rápido?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

No entanto, alguns especialistas aconselham mulheres que desejam engravidar a permanecer deitadas de barriga para cima por 10 a 15 minutos após o ato sexual.

De acordo com uma pesquisa feita na University Hospital Zurich (Suíça), fazer sexo antes das 7h30 oferece maiores chances de a gestação acontecer. Para chegar a essa conclusão, os especialistas analisam amostras de sêmen de 7.068 homens em tratamento de fertilidade, com idade entre 25 e 40 anos.

Ter relações sexuais no dia da ovulação (quando o seu corpo libera um óvulo) ou nos dias que a antecedem aumentará suas chances de engravidar. Em algum momento, você provavelmente já ouviu falar que o ciclo médio é de 28 dias e que a ovulação ocorre no dia 14.

Tentando engravidar: o que evitar

  1. Bebidas alcoólicas. A primeira coisa a se evitar quando você está tentando engravidar é a bebida alcoólica. ...
  2. Medicamentos. Alguns medicamentos interferem no processo hormonal da mulher, ou mesmo em outras áreas do corpo. ...
  3. Estresse. ...
  4. Tabaco e outras drogas. ...
  5. Químicos e produtos de limpeza.

Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta principalmente ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum e que não exige muita atenção. Os outros sintomas citados podem ser evidentes para algumas mulheres e imperceptíveis para outras.

"Se o sêmen já é de baixa qualidade, ejacular todos os dias pode até ser pior, por diminuir a contagem de espermatozóides. Em homens com esperma normal, não deve haver diferença, pois os danos ao DNA já estarão controlados", aponta Fraietta.

Aos casais de tentantes, a melhor forma de colaborar com a fecundação é manter relações sexuais desprotegidas durante os dias férteis da mulher, ou seja, após a ovulação. Isso ocorre dois dias antes desse processo e dois dias após, uma vez que o espermatozoide pode permanecer vivo e a procura do óvulo por até 72 horas.

Após o orgasmo e retirada do pênis, há uma descida do útero e cérvix em direção ao fundo de saco vaginal, mergulhando o colo uterino no lago seminal. O estreitamento provocado pela vasocongestão do terço mais externo da vagina pode dificultar a saída do conteúdo vaginal durante os primeiros minutos pós-orgasmo.

De acordo com a Dra. Fernanda, é um mito que se lavar depois da relação evita gravidez. “Não evita, pois os espermatozoides já se direcionam para o útero e tubas assim que ocorre a ejaculação. Além disso, a secreção que lubrifica o pênis durante o ato sexual também pode ter espermatozoides”, explica a uroginecologista.

Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer. Principalmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado.

Entenda por que é possível engravidar mesmo com o chamado coito interrompido. Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

vitamina B9: conhecida como ácido fólico, diminui a incidência de defeitos no tubo neural e melhoram a taxa de ovulação de fecundidade natural. São encontradas em alimentos como vegetais verde escuro, crucíferas e em fontes animais como carne de fígado; vitamina C: melhoram as taxas de ovulação e de gravidez natural.