O que fazer para limpar vidros de janelas?

Perguntado por: emeireles . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

- 1 xícara (chá) de água morna, 1 colher (sopa) de sabão em pó, 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio, 1 xícara (chá) de vinagre e 1 colher (sopa) de álcool. Misture tudo, mergulhe uma esponja macia, aplique sobre o vidro e retire o excesso com um pano.

- Em um borrifador, coloque três colheres de sopa de vinagre, meio copo de álcool para limpeza e uma tampinha de detergente. Misture tudo e aplique em toda extensão do vidro. Depois passe um rodo pequeno e pronto! Seu vidro estará limpíssimo.

Não passe produtos abrasivos como água sanitária, saponáceo ou alvejantes. Já em janelas de alumínio, tire a poeira com uma flanela macia. Em seguida, use uma esponja e detergente neutro, assim como nas janelas de vidro. Nas frestas e cantinhos pequenos, use saponáceo cremoso com a ajuda de uma escovinha.

Aqui, a tarefa é bem mais simples: prepare uma mistura de partes iguais de água e detergente neutro, molhe uma esponja macia e esfregue suavemente. Se tiver um borrifador pode usar também. Depois, seque com um pano de limpeza ou papel toalha, e pronto.

  1. Esqueça o truque do jornal velho. Você já deve ter ouvido falar que o jornal é um grande aliado da limpeza de vidros. ...
  2. Utilize detergente neutro e produto limpa-vidros. ...
  3. Prefira panos de microfibra. ...
  4. Combine movimentos verticais e horizontais. ...
  5. Faça a secagem por etapas. ...
  6. Finalize com papel toalha.

Utilize uma esponja bem macia com água e sabão neutro, álcool ou até mesmo limpa-vidros. Limpe toda a superfície do vidro e depois remova o produto com papel-toalha ou jornal (ótima opção para polir as janelas, ele deixa uma película resistente à poeira).

O indicado para fazer a limpeza do vidro é o pano de microfibra, pois eles que fazem secagem rápida, uniforme e sem deixar fiapos.

Água e lustra-móveis
Essa mistura pode ser usada para vidros, espelhos, celulares, aço inox, TV, computador e até carros.

Detergente neutro e produto limpa-vidros são aliados
Entretanto, nem sempre somente ele é suficiente, especialmente se os vidros estiverem muito sujos – como no caso das cozinhas ou áreas de churrasqueira –, onde as superfícies estão mais sujeitas ao vapor de gordura.

Molhe mais a área, esfregue com pano ou esponja macia com um pouco mais de força, mas nunca,nunca use a parte áspera de esponja ou palha de aço (Popularmente chamado de “Bombril”). Irá riscar seu vidro.

Utilize detergente neutro
Basta diluir algumas gotas do produto em um balde com água e passar nos vidros com a ajuda de uma flanela macia. Esse procedimento pode ser repetido quantas vezes forem necessárias, até remover totalmente toda a sujeira. Depois, basta enxaguar e secar.

– Coloque em um pote de plástico uma medida de amaciante e o dobro da quantidade de água para diluir. – Misture bem (pode ser com os dedos mesmo) até obter uma mistura homogênea e rala. – Separe dois panos limpos, um para passar com a solução e outro para secar, preferencialmente de algodão, que absorve melhor.

Os produtos com amoníacos, cloro e água sanitária não são recomendados para vidros nem espelhos, pois sua ação pode causar danos na superfície. Evite o uso de água em excesso na hora de limpar o pano. A água da torneira possui cloro, o que pode causar manchas no plano a ser limpo.

Se você gosta e prefere lavar o vidro, no caso de janelas da cozinha que pegam gordura mais fácil, a nossa dica é usar água, detergente neutro e álcool. Adicione detergente a uma esponja molhada e esfregue toda a superfície do vidro.