O que fazer para perder a barriga depois dos 50 anos?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Muita gente acha que as melhores modalidades para perder barriga são as aeróbicas (como corrida, zumba, dança) e os exercícios abdominais. Mas o médico destaca a importância dos treinos de resistência, como a musculação.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Conheça 4 dicas de como acelerar o metabolismo depois dos 50 anos.

  1. Inclua a cafeína na dieta. ...
  2. Faça mais exercícios. ...
  3. Cuide da alimentação. ...
  4. Procure dormir melhor.

Melhores exercícios para perder barriga

  1. Corrida. ...
  2. Aulas aeróbicas. ...
  3. Pular corda. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Caminhada rápida. ...
  6. Natação.

Durante a altura da menopausa, a distribuição do tecido adiposo muda de forma específica, acumulando excesso de gordura no abdómen, causando a famosa “barriga” – aquela que mói e demora a ir embora.

A redução do estrogênio altera a forma com que o corpo digere as gorduras da alimentação. Isso causa o aumento na produção de gases, responsáveis pela sensação de barriga inchada.

Devido a eles esquentarem o corpo, as calorias são queimadas com mais intensidade. Assim, chás como o verde e o de gengibre, têm ação ainda mais forte no emagrecimento.
...
Confira 6 chás para emagrecer

  • Chá-verde. ...
  • Chá-mate. ...
  • Chá branco. ...
  • Chá de hibisco. ...
  • Chá de limão. ...
  • Chá-preto.

Morango, jabuticaba, uva, cereja, amora, açaí e framboesa são campeões em antocianina. Pigmento responsável pela cor vermelho-arroxeada dessas frutas, ele também tem uma função antioxidante que ajuda na queima de gordura abdominal.

O acúmulo de tecido adiposo, também chamado de lipodistrofia, é causado principalmente por uma dieta inadequada, rica em alimentos gordurosos e carboidratos brancos (refinados), e a falta de exercícios físicos. Quando a pessoa ingere mais calorias do que gasta, esse excesso é armazenado na forma de gordura.

Adiponectina: A adiponectina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo ou células de gordura. A adiponectina é liberada das células adiposas e aumenta a sensibilidade à insulina. Ele empurra a insulina para se comunicar com as células do corpo para absorver o açúcar no sangue, em vez de deixá-las serem armazenadas.

As principais dicas para emagrecer e perder barriga na menopausa são:

  1. Fazer atividades físicas. ...
  2. Diminuir as calorias da dieta. ...
  3. Fazer jejum intermitente. ...
  4. Beber chás termogênicos. ...
  5. Evitar alimentos ultraprocessados. ...
  6. Dormir entre 7 a 9 horas.

Para conseguir um melhor resultado, o ideal é apostar em uma caminhada de pelo menos 30 minutos todos os dias. O levantamento de pesinhos é outro exercício importante para manter seus músculos e ossos fortalecidos.

Para perder 5 quilos em uma semana, você deve começar mudando a alimentação. Reduza o consumo de carboidratos, aumente o de proteínas magras, verduras e legumes e tome mais água. Não se esqueça de praticar exercícios, tentando fazer pelo menos 150 minutos semanais de aeróbicos e dois ou três dias de treino intervalado.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha.

Alguns bons exemplos de exercícios para fazer durante a menopausa são:

  • Caminhada. Democrática por natureza, a caminhada é um ótimo exemplo de exercícios na menopausa, pois envolve poucos riscos. ...
  • Hidroginástica. A hidroginástica trabalha todo o corpo e não causa lesões nas articulações. ...
  • Musculação. ...
  • Atividades diferentes.

Para diminuir o estômago alto naturalmente é indicado consumir mais fibras, frutas e verduras, além de mastigar bem e comer devagar, evitando a deglutição de ar que possa causar gases. Além disso, fazer atividades físicas regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas pode diminuir a barriga inchada.