O que fazer para ter calma e paciência?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Pensando nisso, nós reunimos sete dicas de como ter paciência em momentos difíceis.

  1. Dica 1: Não se deixe levar pelas suas emoções. ...
  2. Dica 2: Medite. ...
  3. Dica 3: Aceite as suas emoções. ...
  4. Dica 4: Saiba o que te deixa calmo. ...
  5. Dica 5: Se possível, se afaste. ...
  6. Dica 6: Faça atividades físicas. ...
  7. Dica 7: Seja a sua própria referência.

Sentimento de não realização: quando o caminho para se alcançar o objetivo é mais longo e complicado, quem não tem paciência acaba se frustrando. Com a somatória de frustrações, é possível essa pessoa desista de começar novos projetos, mudar a vida pessoal positivamente ou de dar uma guinada na carreira.

Faça exercícios de respiração
Enquanto conta até 10 procure respirar fundo, se possível, várias vezes ao dia. Os exercícios de respiração permitem o distanciamento emocional da situação que causou a impaciência, além de ajudar a controlar a ansiedade e o estresse.

A crise nervosa deriva-se de um estado emocional alterado, um descontrole emocional não necessariamente patológico. Todavia, é um termo genérico que pode acontecer a um indivíduo que esteja passando por momentos difíceis em sua vida ou com grande ansiedade por questões pessoais, familiares e profissionais.

Estresse pode ter influência nos seguintes problemas: dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração, comer demais ou não comer, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago, problemas de ...

Pessoas que se irritam facilmente têm o que os psicólogos chamam de baixa tolerância à frustração, o que significa que elas sentem que não merecem se frustrar ou se aborrecer. Esses indivíduos ficam enfurecidos se a situação parece de alguma forma injusta: por exemplo, quando são corrigidas por um pequeno erro.

Em Romanos 15.4-5 está escrito: “Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus”.

A atitude negativa surge do estresse ou da ansiedade que ameaçam o cotidiano e aumentam a sensação de cansaço; a mesma que leva a momentos nos quais nos tornamos pessoas muito impacientes.

Alguns dos principais medicamentos para esse transtorno são sertralina, fluoxetina, paroxetina, citalopram, escitalopram, fluvoxamina, venlafaxina e duloxetina. A escolha da melhor opção terapêutica só pode ser feita depois da avaliação de um médico experiente.

Você pode procurar tanto o psiquiatra quanto o psicólogo. Há casos de ansiedade e depressão que a pessoa tem necessidade do acompanhamento psiquiátrico e psicológico. O psiquiatra irá efetuar a avaliação e medicação para alívio dos sintomas.

Confira a nossa lista com 8 chás relaxantes e nutritivos para a promoção do bem-estar!

  • Camomila com hortelã ...
  • Erva de São João ou Hipericão. ...
  • Melissa ou cidreira. ...
  • Lavanda. ...
  • Alecrim. ...
  • Tília. ...
  • Flor de maracujá ...
  • Valeriana.

Fazer refeições balanceadas, limitar álcool e controlar a ingestão de cafeína, além de praticar exercícios físicos e dedicar o número de horas adequado ao sono são medidas eficientes para equilibrar o corpo fisicamente e quimicamente. Com o corpo equilibrado fica mais fácil lidar com o estresse.

Sentir raiva é algo normal. Todos já passamos por situações em que explodimos de alguma forma. Porém, o excesso de raiva pode causar estragos à nossa vida, bem como para as pessoas mais próximas. Viver em estado constante de explosão emocional é perigoso para a saúde mental.

Sinais e sintomas manifestados – as pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade generalizada costumam apresentar sintomas – como inquietação, perturbação do sono, falta de ar, etc – a ponto de causar sofrimento e prejuízo social, profissional e em outras da vida.

Quais são os sinais e sintomas de estresse emocional?

  1. Agitação, frustração e mau humor em níveis exagerados;
  2. Sensação de sobrecarga, como se estivesse perdendo o controle;
  3. Falta de vontade de estar com as pessoas;
  4. Dificuldade em relaxar e sossegar a mente;
  5. Sensação de solidão, baixa autoestima.

É normal sentir raiva quando nos frustramos. Não somos robôs, mas devemos escoá-la de maneira saudável. Isso é uma habilidade que aprendemos na vida através de inúmeras orientações e aprendizados que recebemos ao longo dela – ou em terapia”, diz Fabiana.

Salmos 40 Ouvir
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

A paciência que o Espírito Santo gera em nós nos leva a confiar e a sermos contentes, a amar e a sermos clementes. Em Cristo há esperança, em Cristo há confiança, em Cristo há paciência para mim e para você.