O que fazer para tirar o cheiro da madeira Angelim?

Perguntado por: eazambuja4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Além das ceras, alguns óleos essenciais podem ajudar na eliminação do cheiro da madeira angelim. O óleo de linhaça, nesses casos, é o mais popular. Há ainda uma forma mais fácil: um neutralizador de odores caseiro! Basta misturar 1 parte de vinagre para 4 partes de água e passar na madeira com um pano úmido.

Nome popular: Cupiúba, Copiúba, Copiúba Rosa, Peroba Cupiúba, Peroba do Norte.

A árvore que dá origem a madeira angelim é robusta e pode chegar a mais de cinquenta metros de altura e até dois metros de diâmetro. O nome se deve ao fato de possuir uma mancha mais escurecida no meio do tronco, e que remete, de fato, a uma pedra. Manchas escuras: característica Principal da Madeira Angelim Pedra!

O cheiro de madeira é um dos mais fortes quando o assunto é móvel novo, por isso, a forma mais simples de removê-lo é passar um pano úmido no móvel, em seu interior e exterior, contendo uma mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre. Depois disso, deixe o móvel aberto e espere secar.

Aniba rosaeodora ou pau-rosa é uma planta proveniente da Amazônia que foi utilizada durante muitos anos na produção de perfumes, entre eles o Chanel nº 5, eternizado por Marilyn Monroe que sempre ia dormir com duas de suas gotas para acordar no dia seguinte completamente perfumada.

100 anos

Outras vantagens da Madeira Angelim
Alta durabilidade, com tempo de vida útil que pode chegar até 100 anos; Versátil e muito fácil de ser trabalhada; Custo e benefício altamente atrativo.

O Angelim Pedra é muito utilizado na construção civil, naval, confecção de móveis e instrumentos musicais. E por ser uma espécie dura, serve ainda para portas de segurança, pisos ou móveis pesados como tampos de grandes mesas.

– Se você tem como prioridade uma madeira que tenha maior durabilidade e que tenha menos probabilidade de ser atacada por cupins ou fungos, escolha a MADEIRA ANGELIM.

R$ 109,00.

Vinagre branco.
Com ele o mau cheiro de seus móveis desaparecerá. É só colocar o vinagre em uma xícara e pôr dentro do armário com umidade. Como no caso do café, deverá deixá-lo lá dentro cerca de 24 horas para que faça efeito. Retire a xícara de vinagre após 24 horas.

R: Para remover o cheiro de móvel novo, a melhor solução é ventilar o ambiente frequentemente e, se possível, usar um desumidificador para ajudar a absorver qualquer odor. Você também pode tentar colocar alguns saquinhos de chá aromáticos e/ou bicarbonato de sódio perto do móvel para absorver os odores.

A madeira angelim possui três tipos específicos: angelim pedra, angelim coco e angelim amargoso. O mais utilizado deles é a madeira angelim pedra, que tem o nome da árvore da qual se origina e, por ter uma mancha escura no meio do tronco, que se assemelha a uma pedra, também leva este nome.

A madeira de angelim-pedra vem da árvore de mesmo nome, que possui nome científico de Hymenolobium petraeum Ducke. Tem ocorrência no Brasil, nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará e Rondônia. E também em países como Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

A maçaranduba também tem durabilidade suficiente e resiste bem a cupins, porém a entrada de pregos vai exigir uma furadeira. A angelim, a cupiúba e a angelim-vermelho têm ótimas propriedades, porém o cheiro é bem desagradável e precisam ser curadas com óleo de linhaça para melhorar o odor.

Por fim, mais uma maneira de acabar com o odor é colocar o utensílio de madeira em uma solução feita com 1 colher (sopa) de água sanitária, 2 xícaras (chá) de água quente e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 20 minutos e enxágue.

Produtos altamente abrasivos, como esponja de aço, água sanitária e saponáceos, também devem ser evitados, porque são prejudiciais à madeira. Além de riscar o piso, eles aceleram o desgaste e a perda de brilho do material.