O que fazer quando o chuveiro desliga sozinho?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Causa mais comum: A potência do chuveiro é maior do que a fiação (espessura) aguenta. Para evitar que os fios aqueçam e entrem em curto-circuito, o disjuntor desarma. Na verdade, o disjuntor cai e interrompe a corrente elétrica como um recurso de segurança para evitar super aquecimento, que pode provocar um incêndio.

Se ao ligar o chuveiro, o disjuntor desarmar imediatamente, é bem provável que tenha acontecido um curto-circuito com os próprios cabos do chuveiro. O que fazer? Identifique o local onde o fio derreteu e corte o pedaço. Depois religue novamente o circuito.

O chuveiro, especialmente os elétricos, são equipamentos que consomem muita energia. Desse modo, quando ligado por muito tempo junto com outros aparelhos pode sobrecarregar a rede elétrica. Não só, como também oferecer diversos problemas de curto-circuito e entre outros conflitos.

Os sinais da presença de um curto-circuito incluem:

  1. Disjuntor que desarma constantemente.
  2. Cheio de queimado perto de equipamentos elétricos.
  3. Aumento inesperado na conta de luz.
  4. Choque leve ao encostar em equipamentos com carcaças metálicas.
  5. Lâmpadas piscando ou que queimam depois de pouco tempo de uso.

Uma das principais causas para que um disjuntor desarme sozinho é a sobrecarga do sistema elétrico. Isso acontece quando vários aparelhos estão ligados em um mesmo circuito e ao mesmo tempo. Ou, então, quando a instalação já é antiga e os aparelhos conectados exigem mais da rede do que o suportável.

Usa-se o multímetro ou uma chave teste para saber se a corrente está realmente saindo do disjuntor. O problema pode realmente estar do “disjuntor para frente”, em algum fio. Se a corrente não está saindo do disjuntor, então podemos determinar que ele apresenta defeito.

Isso ocorre quando uma das fases antes do disjuntor do chuveiro é interrompida por algum motivo. Assim sendo, quando ao acionar o chuveiro, a outra fase que não está interrompida passa pela resistência do chuveiro e provavelmente pelo circuito da lâmpada. Desta feita, ocorre o acionamento da lâmpada.

Cada vez temos mais aparelhos eletrônicos em nossas casas, e se ela não tem capacidade para suportar manter os aparelhos ligados, a sobrecarga acontece. Quando isso acontece, o disjuntor desarma e a queda de energia funciona como um sinal para você identificar qual aparelho pode ter ocasionado esse pico de energia.

Disjuntores e dispositivos DR
Em condições normais, podem resistir por até 25 anos de operação. Importante: vale ficar atento para os sinais de desgaste dos componentes, especialmente quando começam a ocorrer desarmes frequentes.

O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 220V é o disjuntor de 30A. Qual disjuntor usar para chuveiro 5500W 127V? O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 127V é o disjuntor de 50A.

No modo AUTO se o dispositivo estiver desligado (aberto), irá rearmar após 10 segundos. Se após a primeira tentativa de rearme, ele desarmar, irá tentar novamente depois de 60 segundos. Se após o segundo rearme, ele desarmar novamente, irá tentar novamente depois de 300 segundos.

Disjuntor desarmando quando liga chuveiro: Algo muito comum no inverno é trocar o chuveiro por um novo mais potente e o chuveiro necessitar de maior amperagem do que o disjuntor a ele destinado suporta; assim, em poucos minutos de banho quente, o disjuntor irá desarmar, sendo necessário a troca do mesmo.

1) Ao ligar o chuveiro o disjuntor desarma imediatamente
É possível que haja algum curto circuito, e normalmente são os próprios cabos do chuveiro em que a capa derreteu devido ao aquecimento, e um cabo de cobre está em contato com o outro.

pode causar a queima da resistência.