O que fazer quando o FGTS não cai no Caixa Tem?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

FGTS não caiu na conta? Saiba o que fazer. O saque extraordinário é pago de forma automática no app da Caixa, o Caixa Tem. Porém, se a data prevista para o recebimento passou e o valor do FGTS não caiu, você deve acessar o app do FGTS para consultar se há alguma irregularidade.

Você pode: Cadastrar uma conta bancária CAIXA ou de qualquer Instituição Financeira de sua titularidade para recebimento do Saldo do FGTS; ou. Escolher um dos Canais físicos de pagamento CAIXA: Unidades Lotéricas, Correspondentes Caixa-Aqui, Salas de Autoatendimento e Agências CAIXA.

Como desbloquear o saldo do FGTS?

  1. Acesse o aplicativo do banco em que você contratou o empréstimo com garantia;
  2. Encontre o seu contrato de contratação;
  3. Depois de clicar no contrato, escolha a opção "Quitar demonstração";
  4. Em seguida, gere o boleto com o saldo que está em aberto e faça o pagamento.

Caso o crédito do Saque Extraordinário do FGTS não seja depositado automaticamente em sua conta poupança social digital, o trabalhador deverá acessar o App FGTS, no menu "Saque Extraordinário", confirmar/complementar os dados cadastrais e clicar em "Solicitar Saque" para liberação do valor.

Até o dia 7 do mês subsequente ao mês trabalhado.

Entenda o saque extraordinário do Fundo de Garantia
Os valores creditados automaticamente ficam disponíveis para movimentação pelo trabalhador pelo prazo de 90 dias, conforme o calendário de pagamentos da Caixa, e, caso não sejam sacados, retornam para as contas do FGTS com correção monetária.

Por meio do App FGTS é possível solicitar o saque, indicar uma conta de qualquer banco para receber o crédito, fazer upload de documentos, acompanhar as etapas do processo e muito mais. A nova versão do aplicativo está disponível para todos os trabalhadores nas lojas da plataforma Android, de forma gratuita.

Todos os trabalhadores que possuem conta do FGTS com saldo disponível têm direito ao saque. O crédito é realizado de forma automática na conta do Caixa Tem, em nome do trabalhador. Nos casos em que os valores não tiverem caído automaticamente na conta do trabalhador, é necessário pedir a liberação dos recursos.

O saldo remanescente na conta do FGTS poderá ser sacado nos Saques-Aniversários futuros. Trabalhador com Saque-Rescisão do FGTS: quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida.

A resposta é sim! O empregador tem até 10 dias após a rescisão do contrato para conceder a chave do FGTS para o trabalhador demitido. A partir disso é possível usá-la. O valor tem liberação em até 5 dias após a solicitação que pode acontecer de forma presencial ou online.

O Saque pode ser solicitado de forma totalmente digital pelo aplicativo do FGTS, sem precisar ir até uma Agência da CAIXA. Basta indicar uma conta na CAIXA ou outra instituição financeira no APP para receber os valores, sem nenhum custo. Você recebe seu FGTS em sua conta em até 5 dias úteis.

Para realizar a antecipação do seu saque FGTS você deve acessar o aplicativo do FGTS e aderir ao saque-aniversário do FGTS, depois disso você deve autorizar que os bancos possam consultar o seu saldo. Dessa forma, os nossos consultores irão prosseguir após o preenchimento do nosso formulário.

Quanto tempo demora para cair a multa rescisória na conta? O empregador tem até 10 dias, a partir do último dia do ex-funcionário, para o depósito do valor na conta do titular.

Para você verificar se o valor foi depositado, basta acessar a opção Extrato ou Mostrar Saldo. Você também pode receber dinheiro no seu CAIXA Tem de outra conta CAIXA. Também neste caso, basta informar a quem vai transferir o dinheiro para você o número da conta e a agência.