O que fazer quando o filho não respeita a mãe?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

O que devo fazer se o meu filho não me respeitar?

  1. Sirva de exemplo. O ponto-chave principal para incutir um comportamento respeitoso nos seus filhos é ser um modelo dessa conduta. ...
  2. Estabeleça limites definidos. ...
  3. O meu filho não me respeita: escute-o e dialogue com ele.

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.

Dicas para Como Fazer seu Filho Obedecer

  1. Se conecte e depois direcione. ...
  2. Vá direto ao assunto. ...
  3. Faça disso um desafio. ...
  4. Troque os maus hábitos. ...
  5. Não só fale. ...
  6. Explique causa e consequência. ...
  7. Dê escolha. ...
  8. Mude o tom.

Os filhos rebeldes que se arrependerem desfrutarão da salvação e de todas as bênçãos que a acompanham, mas a exaltação é muito mais do que isso. Ela precisa ser plenamente merecida. Saber quem será exaltado é uma questão que deve ser deixada para o Senhor em Sua misericórdia.

7 práticas para impor regras e limites na educação dos filhos

  1. Nunca suborne. ...
  2. Evite punições extremamente severas. ...
  3. Priorize o bom diálogo. ...
  4. Estabeleça “acordos” ...
  5. Não faça ameaças. ...
  6. Cumpra as consequências que foram estabelecidas. ...
  7. Jamais questione a autoridade do(a) parceiro(a)

Agora, se seu filho está repetindo palavrões com muita frequência e você não sabe mais o que fazer, confira algumas dicas que separamos abaixo.

  1. Dê o exemplo.
  2. Não demonstre suas emoções.
  3. Dê outras opções.
  4. Explique o peso destas palavras.
  5. Palavras inventadas não existem.
  6. Não recorra a castigos.

Seja claro sobre isso. Mostre que não há problema em conversar sobre o que está sentindo, nem dizer que está cansado ou com raiva. Mas que isso não deve ser feito em forma de xingamento. Estabeleça também os limites e mostre que se eles forem ultrapassados haverá consequências.

Separar-se de uma mãe tóxica pode envolver, a princípio, uma sensação de isolamento e incompreensão. Isso porque, social e culturalmente, “não é bem visto” se distanciar ou se separar da pessoa que lhe deu a vida. É por isso que um dos primeiros efeitos desta nova situação pode ser este.

Uma mãe deve ser louvada e agraciada todos os dias. Não há nada mais recompensador para uma mãe, do que a felicidade de um filho e sua gratidão por tudo o que ela fez e fará sempre que for necessário. Em Êxodo diz: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.

Embora seja uma responsabilidade difícil, cuidar dos pais idosos é dever dos filhos previsto na constituição que diz: Art. 229 da Constituição: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

Em cada fase, filhas e filhos desobedientes devem ser lidados de forma diferente. Quando os pequenos e pequenas já conseguem dialogar e negociar com os pais o que é permitido e o que não é, uma boa dica é criar combinados. É legal inclusive deixar registradas as regras que devem ser seguidas.

Toda rebeldia demonstra que algo não vai bem nas relações, na escola ou em casa. Também pode ser reflexo de situações de violência, abuso, humilhação, rejeição, indiferença e abandono. O adolescente por meio da rebeldia está comunicando que alguma coisa não está legal.

Uma estratégia eficaz para lidar com a teimosia é dar às crianças opções limitadas. Em vez de dizer “faça isso”, ofereça duas opções aceitáveis. Dessa forma, você permite que a criança sinta que tem algum controle sobre a situação, ao mesmo tempo em que mantém os limites estabelecidos.

Legalmente os pais até pode entregar seus filhos!
Não que o local seja o Conselho Tutelar. E se você é conselheiro tutelar jamais assuma esta responsabilidade, lembre-se, você é zelador de direitos e não o executor dos direitos.

Como acalmar um filho nervoso?

  1. Crie um canal de comunicação, no qual, seu filho se sinta em segurança para falar tudo sem medo de represálias.
  2. Reavalie como você se comunica com ele. ...
  3. Respire! ...
  4. Não diga apenas “vá para o seu quarto” quando ele quebrar alguma regra da casa.

Apesar de estar escrito: “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe” [Provérbios 29:15] e “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga” [Provérbios 13:24], essas citações referem-se (…) à aplicação de castigos sábios e prudentes.